Pós-graduação em Curitiba forma profissionais para apoiar tratamento de pacientes de todas as idades

Pintura, desenho, dança e outras formas de arte, além de entretenimento e beleza, são ferramentas importantes na área de saúde, inclusive no combate à depressão. "Associada a outros tratamentos, a Arteterapia amplia os horizontes e a consciência de sujeitos em situação de vulnerabilidade, sejam eles portadores de sofrimento mental, moradores de asilos ou de instituições para menores, doentes com câncer, HIV, dependentes químicos, vítimas de violência e outros", explica a psicóloga Otília Rosângela Souza, coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Arteterapia, que está sendo oferecido em Curitiba pela Faculdade Vicentina.

A psicóloga mineira, que é também arteterapeuta e Conselheira da União Brasileira de Associações de Arteterapia, destaca que a arte associada à terapia é aplicada individualmente ou em grupos, em instituições públicas e privadas, auxiliando crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisam de auxílio para resgatar a saúde física, psíquica e o bem-estar junto à sociedade.

O curso de 19 meses é dirigido a profissionais das áreas de saúde, educação, artes e ciências humanas. Oferecido já há dez anos em Belo Horizonte pelo Centro de Atividades Integrarte, ele se propõe a formar especialistas em diagnóstico, planejamento, implantação e avaliação em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces da saúde, educação, comunicação e social.
Baleia Azul

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos. Nenhuma pessoa está livre de sofrer este terrível mal, que acaba de ganhar destaque por duas razões principais: o filme "13 reasons why", em livre tradução "Os 13 porquês", que aborda as razões que teriam levado ao suicídio uma adolescente americana, e o jogo "Baleia Azul", que alicia jovens pela internet propondo desafios que incluem automutilação e culminam com suicídio.

Em abril, as autoridades de saúde notificaram a entrada de sete adolescentes em unidades de saúde com sinais de envolvimento com o jogo..
"A depressão pode afetar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de toda e qualquer condição social. Uma das mais graves consequências é o suicídio, que ocorre quando a pessoa não acredita em uma saída e, dominada pelo desespero, que acredita não ter fim, limita a vida orgânica, imaginando, com isto, que irá se libertar da dor. É nestes casos que a arteterapia apresenta excelente resultado", observa Otília.

A produção das imagens durante as sessões é um caminho para a liberação de conteúdos internos conflitantes, o que possibilita alívio do sofrimento mental. Através deste trabalho o paciente pode encontrar força moral para enfrentar as vicissitudes inerentes à própria vida.

"Sabemos que, quaisquer que sejam suas origens, a depressão geralmente instala-se a partir das disposições íntimas e conforme a maneira que se enfrentam os desafios da existência. A arteterapia possibilita o autoconhecimento e o resgate da energia psíquica, o que resulta na alegria de viver. A experiência tem demonstrado que não há depressão que resista ou se instala em um 'coração risonho', plugado em um cérebro disposto a justificar sua existência com o exercício da razão."

O arteterapeuta

A pós-graduação em Arteterapia visa a capacitar com instrumental teórico, prático e multidisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens clínica, escolar, cultural e social.

O objetivo do curso é formar especialistas em diagnóstico, planejamento, implantação e avaliação em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces da saúde, da educação, da comunicação e do social.

A proposta é embasar a atuação arteterapêutica em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização do ser humano, qualquer que seja o nível de desenvolvimento em que se encontre.

A Arteterapia pode ser aplicada em empresas ou instituições. Neste caso, o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal e a diminuição do stress. Em escolas, trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, auto-estima, segurança em grupo, entendendo melhor o cliente e ajudando-o no processo do autoconhecimento e equilíbrio interior.

Em consultório, o profissional vai trabalhar com o processo criativo e o produto da expressão.

Estrutura do curso

Fundamentos da Arteterapia
Fundamentos da Arte
Linguagens e Práticas em Arteterapia
Fundamentos Psicológicos e Psicossociais Ética e Postura Terapêutica Arteterapia e Saúde Mental. Psicopatologia. Psicossomática Didática e Produção Científica Estágio Supervisionado

As aulas são realizadas em um fim de semana a cada mês, na Faculdade Vicentina (Favi) - Avenida Jaime Reis, 531 A, São Francisco -, aos sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h.


O curso tem duração de 19 meses e carga horária de 520 horas/aula. Os alunos recebem um kit de artes para o curso.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Integrarte (www.integrarte.clm.br) e enviá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições ainda estão abertas e há descontos especiais para as matrículas e mensalidades. Há opções de parcelamento em até 26 vezes.

Quem é Otília Rosângela de Souza

Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia Psicóloga (CRP 12183-4), arteterapeuta, presidente da Integrarte Centro de Atividades, presidente e membro fundador da Associação Mineira de Arteterapia, especialista em reabilitação em geriatria e gerontologia, pós-graduada em Neuropsicologia, mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arteterapeutas, membro do conselho diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia, autora do livro: "Longevidade com criatividade - Arteterapia com idosos", professora do curso de pós-graduação em Arteterapia do NAPE-São José dos Campos - SP, professora e coordenadora da pós-graduação em Arteterapia da Integrarte - Centro de Atividades e ex-diretora do Hospital Psiquiátrico Espírita André Luiz.