Durante o recesso da Semana Santa de 2018, integrantes da comunidade acadêmica da Faculdade Vicentina participaram de atividades missionárias em suas comunidades e em outras cidades. Um grupo de seminaristas vicentinos escreveu um relato sobre a importância desta experiência.

Confira o texto abaixo:

“A Faculdade Vicentina (FAVI) fecha suas portas durante a Semana Santa, apoiando as missões, incentivando seus estudantes a abrirem suas portas e lançarem-se ao encontro daqueles que mais precisam, num verdadeiro espírito de missão.

Na Semana Santa de 2018, um grupo formado por 12 estudantes de Filosofia e uma funcionária da FAVI foram enviados para a missão em Catanduvas do Sul e Prudentópolis. Para Catanduvas do Sul, comunidade polonesa que mantém viva as tradições dos seus antepassados, foram os estudantes Marlon e Patrick (3º e 1º anos, respectivamente).

O restante do grupo foi para o interior da cidade de Prudentópolis, em dois setores: Jaciaba e Lageado Raso, ambas regiões de pequenos produtores rurais poloneses e ucranianos.

Nos setores, os missionários foram subdivididos da seguinte forma:

Setor Jaciaba: Alisson (3º) e Gabriel (1°) em Rio Belo; Djony (3º) e Juliano (1º) em Marrecas de Cima; e Janaína e Júlio (3º) em Jaciaba.

Setor Lageado Raso: Fernando (1º) e Matheus (3º) em Macacos; Igor (1º) e Pedro (3º) em Lageado Raso e Leonardo (3º) em Vitorino.

Foram realizadas bênçãos de casas, celebrações da Palavra, encontro de casais, encontro de jovens, encontro com crianças, conversas e aconselhamentos, bem como a convivência e a vivência da realidade de cada comunidade. Foi um momento de autoconhecimento, de dedicação ao próximo, aprendizado e discernimento vocacional”. 

Colaboração (texto e fotos): seminaristas vicentinos