A cada dois anos, a Conferência Latinoamericana das Províncias Vicentinas (CLAPVI) promove um curso para sacerdotes envolvidos no processo de formação de novos integrantes da Congregação da Missão. Em 2018, pela primeira vez, esta atividade está acontecendo no Brasil, com a contribuição da Faculdade Vicentina na organização.

Escola de Formadores 2Nas últimas seis semanas, o Seminário Vicentino Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR), acolheu os 16 participantes e foi tomado por sotaques de diferentes países: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Haiti, Honduras, México, Panamá, Peru e Porto Rico, Peru. O curso começou no dia 18 de junho e termina nesta sexta-feira (27 de julho), com a coordenação do Pe. André Marmilicz e do Pe. José Carlos Fonsatti.

Neste período, foram abordadas as seguintes dimensões: humana-afetiva, espiritual, intelectual e pastoral, bíblico-pastoral e comunitária e formação vicentina. E estes últimos dias estão sendo dedicados a um retiro de encerramento.

Do corpo docente da FAVI, além dos coordenadores deste curso, ministraram aulas os professores: Cloves Amorim, Luiz Balsan, Pe. Joaquim Andrade, Bortolo Valle, Edimar Brígido, Thiago Onofre Maia e Pe. Ilson Luís Hubner. Os participantes também puderam conhecer e ouvir os ensinamentos de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.

Confira a fala de alguns dos participantes sobre a experiência do curso:

Leia também a notícia do Pe. Roberto Adrian Fernandez, CM, missionário em Honduras, sobre o encerramento do curso de extensão.