Além do ensino de qualidade, a produção científica é um dos pontos fortes dos integrantes do corpo docente da Faculdade Vicentina. Por isso, a comunidade acadêmica celebra o lançamento do livro Ética na Pesquisa Científica, do professor Léo Peruzzo Júnior, escrito em co-autoria com Jussara Maria Leal de Meirelles e Thiago Rocha da Cunha.

A publicação faz parte da coleção Ética em Pesquisa, impressa pela editora PUCPRESS e composta por cinco volumes – que abordarão questões que perpassam a produção do conhecimento científico, por meio de cenários metodológicos, científicos e jurídicos.

Prof. Leo Peruzzo Livro Ética 2“O livro pretende problematizar e apontar elementos que possam caracterizar de que modo elementos da Ética são fundamentais para o desenvolvimento e a consecução da pesquisa científica. Fazer ciência não é apenas a manipulação aleatória de dados, mas a capacidade de confrontar-se com questões metodológicas, éticas e jurídicas. Limitar e delimitar a atividade científica pode significar, em linhas gerais, preservar o próprio futuro dos elementos que consideramos fundamentais”, explica Léo.

“A coleção é um grande projeto pensado por vários pesquisadores. Este primeiro volume marca a abertura das discussões sobre o fazer científico e os cuidados éticos com a manipulação destes dados”, conta o professor da FAVI.

A obra foi lançada durante o VIII Congresso de Humanização e Bioética e o II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética, realizados no final de junho, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E está disponível neste link.

Bate-papo com o autor

O professor Léo convida também para um bate-papo sobre modernidade líquida, no qual ele falará de mais um livro de sua autoria, lançado pela mesma editora, intitulado O que pensam os filósofos contemporâneos? - Um diálogo com Singer, Dennett, Searle, Putnam e Bauman. Será no dia 25 de agosto (sábado), às 10h, na Livraria Arte e Letra, localizada no Bloco Amarelo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – R. Imaculada Conceição, 1155.

Sobre o autor

Léo Peruzzo Júnior é graduado em Filosofia pela PUCPR, com mestrado pela mesma instituição. É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor-chefe da Aurora Journal of Philosophy. Além do Brasil, já realizou conferências na Espanha, Itália, Coréia do Sul, México e Argentina. Pesquisa os seguintes temas: representação mental do conteúdo moral; linguagem e intencionalidade; transumanismo e cognição.