O Instituto é reconhecido na Polônia como de alto nível. Além dos Vicentinos, outras congregações ali estudaram e ainda estudam. 

A comemoração do centenário deu-se nos dias 19 e 20 de novembro de 2010. No dia 19, foram apresentadas algumas faculdades ligadas à Congregação da Missão dos Padres Vicentinos, tais como a Universidade de San Paul, nos Estados Unidos da América, o Instituto de Piacenza, da Itália, e a Faculdade Vicentina, de Curitiba.

Durante trinta minutos, tive a alegria de expor a história da nossa Faculdade Vicentina, sendo altamente estimada por todos. Foi um momento de apresentar a FAVI a nível internacional sob os aplausos dos presentes. 

Após este momento, ouvimos diversas palestras referentes aos cem anos do Instituto de Teologia. Foi apresentada a história do Instituto, assim como algumas pessoas de renome nacional, na música, na filosofia e teologia, conhecidos em toda a Polônia. Todos eles, ex-estudantes do Instituto.

O segundo dia, foi altamente significativo, marcado pela celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo Socha que ali estudou. Em seguida, o centenário foi abrilhantado por um concerto estupendo. E tudo foi concluido com um almoço servido para todos os presentes, num total de aproximadamente 300 pessoas.

Retorno para o Brasil, bastante motivado por tudo aquilo que pude ouvir e presenciar durante os dias que ali estive. Me senti honrado por representar a Faculdade Vicentina, como diretor, e a Congregação da Missão Província do Sul. Este fato ficará para sempre gravado em minha memória. Arrisquei um polonês e até que me sai bem, na concepção dos próprios poloneses.

Acredito que temos muito a aprender com a velha Europa, sobretudo com a Polônia, no sentido de valorização da história. Somos o que somos graças àqueles que nos antecederam, oportunizando melhorias na nossa qualidade de vida.

Você poderá sentir um pouco de tudo aquilo que aconteceu durante estes dias através das imagens disponíveis aqui no nosso site.

Dr. André Marmilicz - Diretor da FAVI