“Vocações existem, elas precisam ser despertadas”: este é o recado de Dom José Roberto Palau, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e referencial da Pastoral Vocacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para este mês.

Pensando nesta mensagem e também no contexto atual, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província de Curitiba criaram o projeto Conectando Vocação – a partir do qual, no decorrer de agosto, serão divulgados materiais sobre vocações específicas. Trata-se de uma parceria entre a Pastoral Escolar Vicentina, o Serviço de Animação Vocacional da Província de Curitiba, a Juventude Mariana Vicentina (JMV) e a Faculdade Vicentina (FAVI).

“Estamos propondo para o mês de agosto uma atividade virtual comum chamada ‘Conectando Vocação’. Embora se trate de um projeto online, nosso objetivo é que possamos criar e ampliar nossa ‘conexão’ de relações e interações, a partir de nossas diferentes frentes de ação. Em primeiro lugar, é uma divulgação de nossa missão e um modo de criar conexão entre os jovens que acessam as páginas online. E tornar cada dia mais conhecido nosso carisma e missão. Também, claro, é um convite a cada um de nós, um convite vocacional, seja como leigo ou consagrado”, conta Ir. Andréia Bottin, uma das organizadoras da iniciativa.

Além da Ir. Andréia (Serviço de Animação Vocacional), estão à frente do projeto: Ir. Geovani de Fátima Domingues (JMV), Ir. Raquel de Fatima Colet (PEV) e o Pe. Marcos Gumieiro (FAVI), juntamente com suas equipes de trabalho. Todos unidos para celebrar o Mês Vocacional de forma criativa.

Acompanhe o projeto

Na primeira semana, o foco é o chamado à santidade para os jovens. De 5 a 11 de agosto, serão apresentados depoimentos de padres. Entre os dias 12 a 18, a programação ficará a cargo de famílias da comunidade. De 19 a 25, será a vez de falar sobre a vocação consagrada, com auxílio das Comunidades das Filhas da Caridade. E o período de 26 a 31 de agosto será dedicado à vocação leiga.

Os materiais estão sendo publicados no site das Filhas da Caridade da Província de Curitiba, na página do Facebook (SAVV - Filhas da Caridade) e na página da Pastoral Escolar Vicentina.

Mês Vocacional

Desde 1981 – quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional – o período é celebrado com diversas ações, com a finalidade de conscientizar as comunidades sobre a alegria e a responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Confira a entrevista completa com Dom José Roberto Palau, no site da CNBB.