Na manhã desta terça-feira (23 de outubro), o auditório da Faculdade Vicentina sediou o primeiro dia do XXXIX Simpósio de Filosofia e do V Simpósio de Teologia – evento organizado pelos alunos do Centro Acadêmico, com o auxílio do corpo docente, e que tem como tema central: “Pós-verdade e dignidade humana”.

A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Pe. Ilson Luís Hubner (diretor geral da FAVI), Pe. Francisco Javier Álvarez Munguía (assistente geral da Congregação da Missão, que veio de Roma para uma Visita Canônica); Pe. Odair Miguel dos Santos (provincial da Congregação da Missão Província do Sul), Dom Celso Marchiori (bispo da Diocese de São José dos Pinhais) e Felipe Teider de Godoi (presidente do Centro Acadêmico Vicentino de Filosofia - CAVIF).

Em seu discurso, Pe. Ilson acolheu a todos os presentes e ressaltou que “vivemos tempos desafiadores para o pensar e o dialogar”. E completou: “Somos uma instituição de ensino que se abre ao diálogo. Formamos homens e mulheres dispostos ao diálogo com o próximo e com o mundo. Dispostos a dialogar com o tempo presente e com os desafios deste tempo”. Clique aqui para ler o discurso de abertura completo.

“Com muita alegria, aceitei o convite para este evento, sendo para mim também um momento de muito aprendizado”, contou Dom Celso, destacando a importância de oportunidades como esta no ambiente universitário, com participação da comunidade e de profissionais de diferentes áreas. “Necessitamos de interações entre os saberes para construção e ampliação do conhecimento”.

“Neste ano, temos o desafio de pensar as complexas relações entre as diversas realidades que existem no mundo. (...) Desejamos, ardentemente, que os temas escolhidos possam proporcionar uma reflexão filosófica, teológica e, também, social”, disse o aluno Felipe, representando toda a equipe de organização.

Dom Celso e Pe. Javier participaram, ainda, da mesa redonda intitulada “Teologia e dignidade humana”, acompanhados dos professores Antonio Carlos da Costa Coelho (especialista em tradição judaica) e Pe. Joachim Andrade (doutor em ciência da religião).

Após o intervalo, os participantes puderam apreciar uma apresentação do maestro Eli Siliprandi e da solista Daniela Livramey. O número musical foi seguido pela fala da advogada Letícia Viviane Picão, especialista em direitos humanos (que substitui a fala da Dra. Edna Torres Felício Câmara, que não pôde comparecer).

Ainda é possível fazer inscrição e participar dos demais dias do evento. Basta comparecer à Faculdade Vicentina na hora da palestra escolhida, realizar o cadastro e o pagamento da taxa de inscrição na entrada do auditório. Confira a programação completa.

Fotos: Geovanni C. De Luca

Confira a reportagem veiculada pela TV Evangelizar, sobre o evento: