A partir da ciência teológica, pode-se ressignificar a realidade atual e a busca pelo sentido da vida, em meio a tantas mudanças e verdades líquidas de nossa época. O curso de Teologia da Faculdade Vicentina é aberto a qualquer pessoa que possua o Ensino Médio completo, seja ela pertencente a alguma ordem religiosa ou não.

Para saber mais sobre esta graduação, confira a entrevista com o Pe. Ilson Luís Hubner, diretor geral da FAVI, que atua como professor da instituição há 11 anos e exerceu o cargo de coordenador do curso de Teologia nos últimos cinco.

Quais são os objetivos do curso de Teologia da Faculdade Vicentina?

Pe. Ilson - Quando falamos em Teologia, temos que pensar em uma Teologia atual, contemporânea. Não podemos pensar ou fazer uma Teologia manualista, como nos séculos passados, que se manteve alheia às principais questões culturais e filosóficas, bem como no campo político-social. Desta forma, um dos principais objetivos do nosso curso de Teologia é a capacidade de dialogar com a modernidade, vivendo as inseguranças e incertezas próprias do tempo presente, ciente da pluralidade dos tempos atuais.

Apesar de ser um curso fundamentado na orientação cristã-católica, está aberto a todas as pessoas de diversas concepções religiosas, o que nos enriquece no diálogo inter-religioso.

Como objetivo final, nosso curso quer formar pessoas com a capacidade de refletir, a partir da Teologia, sobre questões fundamentais para a vida, para o ser humano, mundo, criação, Trindade… Promovendo, assim, uma consciência crítica e comprometida de forma ética e religiosa no mundo atual, em suas comunidades de vivência e fé.

Quais são as principais habilidades que o aluno desenvolve ao longo dos oito semestres de curso?

Pe. Ilson - Capacidade para refletir, a partir do ponto de vista teológico, os grandes problemas e desafios apresentados pela sociedade contemporânea. Capacidade de compreender e partilhar de forma sistemática os aspectos fundamentais da fé. Capacidade de analisar, interpretar textos teológicos, seguindo os procedimentos da hermenêutica. Dialogar com diferentes áreas de conhecimento, que a partir de seus próprios métodos e óticas, buscam compreender o ser humano e sua realidade e relações sociais. Postura para assumir atitudes e abordagens que defendam e valorizem o ser humano, criatura de Deus. Capacidade de compreender e se posicionar de forma positiva diante da pluralidade e da forma multicultural em que vive e se expressa a humanidade hoje.  

Na sua opinião, qual é o ponto forte do curso de Teologia da FAVI?

Pe. Ilson - O que nos destaca é nosso quadro de professores comprometidos em fazer Teologia a partir da realidade atual da Igreja. Pensando no nosso compromisso cristão e no papel que temos em formar futuras lideranças, tanto leigas quanto religiosas, comprometidas com a verdade e a força do Evangelho, baseando-se em uma evangelização que anuncie a boa notícia e denuncie as opções contrárias ao Evangelho que se apresentam como falsas verdades, em fidelidade à Igreja.

Que benefícios o estudo da Teologia pode trazer para a vida das pessoas? Mesmo aquelas que não desejam seguir carreira como pesquisadores ou docentes desta área, podem aproveitar o curso e aplicar os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia?

Pe. Ilson - A Teologia busca nos aproximar de Deus e compreender seu projeto salvífico. Realmente, a Teologia tem que ser vivencial, passa pela nossa história pessoal e comunitária. Fazer Teologia é encontrar-se com o sentido da nossa existência como criaturas de Deus. Todos que estudam Teologia podem e irão usá-la na caminhada pastoral, compreendendo e atualizando o mistério da Encarnação de Jesus Cristo.

Em um mundo com tantas tecnologias e transformações rápidas, pode-se dizer que o curso de Teologia continua sendo atual?

Pe. Ilson - Sim, sempre atual, pois há a necessidade de ajudar a sociedade a fazer escolhas em defesa da vida e da dignidade da pessoa, que é imagem e semelhança de Deus. Todos os temas pertinentes à pessoa e à criação, no todo, dizem respeito à Teologia. Em uma sociedade sem parâmetros, sem limites éticos e morais, perde-se a capacidade de convivência e de viver em sociedade. E a Teologia, a partir da experiência da fé, da Revelação, busca ajudar a humanidade a se encontrar como criatura de Deus, mostrando caminhos a serem trilhados, dialogando com as diferentes ciências e crenças.


Clique aqui para se inscrever para o Vestibular de Verão 2020.