Em 2018, a nossa Faculdade Vicentina passou por vários momentos significativos em sua caminhada acadêmica. No início do ano, tivemos a mudança da Direção da Faculdade e eu, Pe. Ilson, assumi esta função para os próximos quatro anos. É um desafio, mas com a Graça de Deus e confiando em sua Providência, tenho buscado colocar-me à disposição das necessidades que se apresentam, fazendo de nossa comunidade acadêmica um espaço de crescimento e aprimoramento do saber.

Na busca de melhor poder servir, pedimos junto à Mantenedora (Congregação da Missão Província do Sul), a colaboração do Pe. Joélcio Saibot, para nos ajudar a coordenar a FAVI, na função de Diretor de Ensino.

Nos meses de junho e julho, nossa Faculdade teve a responsabilidade de organizar, em parceria com a Conferência Latinoamericana das Províncias Vicentinas (CLAPVI), a Escola de Formadores, da qual participaram padres, irmãos e leigo vicentinos de vários países da América Latina. Este curso contou com a colaboração de um expressivo número de nossos professores.

Já no segundo semestre, tivemos a visita do MEC, que também nos desafiou na busca de apresentar nossas atividades e papel formativo diante da comunidade. Somos uma Faculdade com um diferencial significativo: trabalhamos com poucos alunos, o que nos permite conhecer suas demandas e responder naquilo que acreditamos ser nosso papel, como comunidade acadêmica e formativa.

A nota do MEC – que foi 3,4 e lançada como média 3 – nos mostrou que estamos no caminho certo, mas que devemos nos aprimorar e continuar buscando a excelência no trabalho. E esta excelência se percebe na resposta, quando nossos alunos dos cursos de Teologia e Filosofia alcançaram nota 4 nas últimas avaliações do ENADE (sendo a nota máxima 5), o que nos honra, pois estamos entre as melhores do nosso estado.

Neste mesmo semestre, recebemos a Visita Canônica do nosso Vigário Geral, Pe. Francisco Javier Álvarez Munguía, que ficou impressionado com a seriedade e o trabalho oferecido à Igreja, na formação, por nossa instituição. O mesmo participou da abertura dos Simpósios de Filosofia e Teologia da FAVI, em outubro.

Destacamos a grande relevância e o profundo conhecimento apresentado por nossos alunos formandos, no que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão do Curso, as monografias. Realmente podemos perceber a seriedade de nosso processo formativo acadêmico, pois na sua grande maioria foram trabalhos realizados com profundidade, discutindo temas pertinentes ao tempo que vivemos. Dentre estes, destacamos sete que em breve estarão em nosso site, como material de pesquisa para toda a academia, mais uma vez destacando nosso compromisso de compartilhar nosso saber com a comunidade.

Terminamos nosso ano celebrando com júbilo a formatura dos alunos do curso de Filosofia. Uma noite memorável e muito bem preparada, na qual prevaleceu a alegria e o compromisso com a dignidade humana. Uma noite acolhedora de partilha de vida e de conquistas. Parabéns a todos os formandos de 2018.

Para o próximo ano, estamos buscando ampliar o campo de atuação de nossas pós-graduações, adentrando na área do Direito e de Gestão de Instituições Religiosas, continuando com as áreas de Teologia, Bíblia e Formação Humana.

Quanto às nossas graduações, teremos o empenho de continuar a atuar com a mesma grandeza que nos caracteriza e pela qual somos reconhecidos pelos senhores, nossos parceiros, nesta jornada de formarmos bons e santos sacerdotes para a nossa Igreja.

Sabemos dos desafios e das responsabilidades diante de cada uma das comunidades que confiam em nosso trabalho, juntando nossas forças no aprimoramento do processo formativo. Para isso, firmamos nosso compromisso de estarmos juntos, abertos ao diálogo e à partilha de conquistas e desafios. Nossas portas estarão sempre abertas para o diálogo que nos ajudará no crescimento como pessoas e instituição.

Também continuaremos, no próximo ano, com nossa política de bolsas. Para cada seis alunos matriculados de uma mesma instituição, independente do curso de graduação, a sexta matrícula receberá uma bolsa integral.

Quanto ao nosso curso livre de Propedêutico, o colocamos à disposição das demais Congregações e Dioceses, para caminharmos juntos.

Queremos, como Congregação da Missão Província do Sul, agradecer a parceria e o trabalho neste ano que estamos findando. E nos colocar à disposição para o diálogo frente a qualquer sugestão ou necessidade que, por ventura, surgir em nossa caminhada.

Desejo a todos os nossos professores, funcionários, alunos e parceiros, um feliz e Santo Natal e que, no próximo ano, possamos juntos trilhar caminhos que nos emancipem no saber. E, irmanados pelos mesmos sonhos e projetos, construir um espaço sólido, aberto, humano, de valorização da vida o do outro, presença visível do amor de Deus pela humanidade. Rogamos que São Vicente de Paulo nos ajude nestes tempos, a sermos sinais providentes da Graça, formando e transformando vidas para o serviço do Reino.

Um abençoado Natal a todos. E feliz 2019!

 

Abraços fraternos de seu irmão, em Cristo Menino.

 

Pe. Ilson Luís Hubner, CM
Diretor Geral