No dia 29 de maio de 2019, o auditório da Faculdade Vicentina sediou a primeira edição do evento Diálogos Interdisciplinares, uma iniciativa proposta pelos alunos e organizada com o apoio do Diretório Acadêmico e da direção. A inauguração deste projeto interdisciplinar contou com a palestra do professor Naim Akel Filho, sobre “Fundamentos da Neurociência”.

Neurociencia 2No início da atividade, professor Luiz Balsan, coordenador da graduação em Filosofia e de cursos de pós-graduação da FAVI, falou um pouco sobre os diferentes enfoques de diversas ciências e do grande esforço que as une: compreender o ser humano. “Hoje, muitas ciências buscam se aproximar também da Neurociência e, a partir deste aprendizado, reelaborar seus conhecimentos, ir além”, observou.

Graduado em Psicologia, mestre em Educação, integrante do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da pós-graduação da FAVI, professor Naim conduziu uma manhã cheia de interação, respondendo às dúvidas e contribuições dos presentes. Também agradeceu pela oportunidade de divulgar a Neurociência, campo interdisciplinar que trouxe a necessidade de atualização de algumas teorias e ajudou a confirmar outras.

“A Neurociência é uma ciência nova que é resultado de muitos séculos de estudo. (...) As descobertas que começaram no final do século XX formaram uma década de ouro para as ciências do comportamento, trouxeram a luz”, expôs o palestrante. “A última fronteira, que é o cérebro, está sendo desvendada”, afirmou.

Além de apresentar um histórico sobre a Neurociência, recordando que antigamente não havia equipamentos e métodos suficientes para estudar o cérebro mais profundamente, professor Naim também conversou com o público sobre as atribuições das diferentes partes do cérebro, reações fisiológicas decorrentes de comandos cerebrais, alguns comportamentos patológicos, a capacidade de adaptação do ser humano, entre outros aspectos que despertaram o interesse da plateia.

Veja mais fotos na página da FAVI no Facebook.

 

Fotos: Geovanni C. De Luca