A Faculdade Vicentina convida para a segunda edição do evento Diálogos Interdisciplinares, que contará com a colaboração da Dra. Ir. Dulcelene de Fátima Ceccato (SDS), ministrando a palestra intitulada “Alteridade: outro modo de ser ou um modo de estar?”. A conferência será realizada no dia 24 de junho, das 9h30 às 12h, no Auditório da FAVI (Av. Jaime Reis, 531A).

Ir. Dulcelene é graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre e doutora em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, na Itália.

Toda a comunidade está convidada a participar deste diálogo sobre alteridade, trazendo seus comentários e dúvidas para partilhar. Não há necessidade de inscrição, nem taxa de entrada.

Alteridade: outro modo de ser ou um modo de estar?

Para introduzir o conteúdo que será abordado no dia 24 de junho, a palestrante enviou o seguinte texto. Confira:

“O título é uma provocação a pensarmos diversamente. De uma parte, a problemática que engloba o termo ‘alteridade’, foi trazida à tona pelo filósofo lituano e naturalizado francês, Emmanuel Lévinas (1906-1995). Ele questionou o ponto de partida da filosofia da tradição, o ser, e argumentou que a ética seria a filosofia primeira, ou seja, uma relação. Por outra parte, a pergunta se a alteridade é um “modo de estar”, refere-se ao pensamento do filósofo argentino Rodolfo Kusch (1922-1979), que propôs um outro verbo filosófico, o estar, e argumentou que ele é relacional e é o verbo do continente americano. Na era de relações humanas globalmente conectadas, mas paradoxalmente fragmentadas e plenas de tensões e polarizações, abre-se para a filosofia a urgência de pensar essa situação hermenêutica desde um ponto de partida que não seja, de imediato, intencional, mas ético. Isso requer um operar não na pura razão argumentativa fundada no ser, mas numa lógica relacional ou poli-lógica. Talvez, Lévinas e Kusch possam nos inspirar na continuidade dessa reflexão”.

alteridade


Concurso de poesia

Neste dia da palestra, também será lançado o Concurso de Poesia 2019, com o tema: “Alteridade: o reconhecimento do outro”, de autoria do professor Edimar Brígido, integrante do corpo docente da FAVI. Em breve, serão divulgadas mais informações.