Direitos Humanos 1“Fundamentos filosóficos dos Direitos Humanos”: este foi o tema apresentado pela professora Dra. Karla Pinhel, na terceira edição do evento Diálogos Interdisciplinares, promovido mensalmente pela Faculdade Vicentina. A conferência aconteceu no dia 26 de agosto, no Auditório da FAVI, com a presença de alunos, professores e interessados no assunto.

Na abertura do encontro, o aluno Jordhan Victor Gularte Francisco, integrante do Diretório Acadêmico, apresentou um breve panorama das bases antropológicas e filosóficas que perpassam o tema.

“Os Direitos Humanos não são direitos que afetam apenas o indivíduo, mas também a coletividade, o bem-estar da sociedade”, destacou a palestrante, que é graduada em Direito, mestre e doutora em Filosofia e ex-consultora da Organização das Nações Unidas (ONU).

Universalidade, liberdade, dignidade, indivisibilidade e compaixão pelo sofrimento do outro foram alguns dos princípios explicados ao longo da conferência, que fundamentam os Direitos Humanos. 

Além de apresentar os principais filósofos que trataram destes princípios e os documentos que são marcos históricos dos Direitos Humanos, a professora Karla também abordou as críticas que a área vem recebendo desde suas origens até os dias atuais.

“Os Direitos Humanos são uma luta, um movimento, uma ação. Se não agirmos constantemente para que eles sejam defendidos, eles não serão realizados”, refletiu a especialista.

Ao final da manhã, os participantes puderam fazer perguntas e partilhar reflexões inspiradas pela palestra. Veja mais fotos na página da FAVI no Facebook.