O corpo docente da Faculdade Vicentina é formado por mestres e doutores que, além da formação em sala de aula, valorizam a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento – seja em eventos que potencializam as reflexões e o diálogo, seja por meio da publicação de obras que contribuem para o desenvolvimento de suas áreas de atuação.

Neste momento, a FAVI celebra a conclusão do livro O Futuro da Filosofia, organizado pelo professor Dr. Léo Peruzzo e publicado pela editora CRV.

“Como apresentar bons argumentos, raciocínios e respostas à questão acerca do Futuro da Filosofia? Que tipo de exercício filosófico pode coexistir num contexto de pluralidades e relativismos? Estas questões, e uma série de outras, passam, necessariamente, pelo esmero conceitual de uma metafilosofia. A provocação desta obra, inserida no cenário da Filosofia Contemporânea, é oportunizar distintos argumentos que constituem um possível itinerário ao desenvolvimento do Futuro da Filosofia", conta o organizador.

Para Léo Peruzzo, o momento atual torna a temática ainda mais relevante. "O cenário político-social torna urgente a retomada da reflexão como forma de pensar o espaço público e, mais do que nunca, a influência que o exercício filosófico de pensar representa para todas as ciências. A ciência, antes de um procedimento indutivista aleatório, é resultado de um esforço racional dos pesquisadores envolvidos. É no pensar que ocorre a criação, a descoberta e a prospecção de novas fronteiras para o conhecimento", observa.

A obra conta com a colaboração dos professores Paulo Margutti (FAJE), Sofia Stein (UNISINOS), Plínio Smith (UNIFESP), Darlei Dall´Agnol (UFSC), Susana de Castro (UFRJ), Antonio Valverde (PUCSP) e Bortolo Valle (FAVI-PUCPR-UNICURITIBA). O prefácio é assinado por Laura Candiotto.

O lançamento do livro será realizado no mês de outubro.