Na manhã desta terça-feira (22 de outubro), teve início o XL Simpósio de Filosofia e o VI Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina – que têm o pensamento medieval como temática principal. E, como lema, uma advertência de Sêneca: "Animum debes, mutare non caelum" (Deves mudar teu ânimo, não o teu céu).

A solenidade de abertura foi realizada na Paróquia São Vicente, localizada ao lado da FAVI, e contou com uma apresentação da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná. 

Simpósio 2019 2“Participar de um Simpósio e de atividades extracurriculares como esta são uma oportunidade de alargar o conhecimento sobre temas que fazem parte da nossa formação. Nosso objetivo, nesses dias, não é esgotar o assunto, mas aprofundar o conhecimento sobre os pensamentos que marcaram uma época e que nos influenciam até hoje”, destacou o diretor de Ensino da FAVI, Pe. Joélcio Saibot, representando o diretor geral, Pe. Ilson Hubner.

O acadêmico Icson Rodrigo Gentek, presidente do Diretório Acadêmico e um dos organizadores do evento, falou sobre a relevância do tema escolhido para o evento. “A presença de cada um de vocês neste Simpósio mostra que somos uma instituição vibrante”, afirmou.

Após a abertura e um breve intervalo, os participantes se dirigiram ao auditório da FAVI, onde puderam prestigiar mais uma apresentação musical, conduzida pelo Frei Tiago Gulmine da Silva, aluno do 2º ano do curso de Filosofia.

Conferência de abertura

A primeira palestra do Simpósio foi ministrada pela professora Luciana Wolff Apolloni Santana, coordenadora do curso de Pós-graduação em História Cultural com ênfase em Antropologia, professora do Curso de Licenciatura em História e Diretora Acadêmica das Faculdades Integradas Espírita.

A conferencista ressaltou a riqueza cultural e a diversidade que estão compreendidas no longo período da Idade Média, que se refere a mais de 1.200 anos. Também enfatizou as constantes transformações que envolvem cada momento histórico e procurou desmistificar a noção pejorativa que associa a era medieval somente à Idade das Trevas. 

Simposio 2019 3A professora comentou, ainda, sobre as intercessões entre as chamadas culturas erudita e popular, as diferentes manifestações culturais e o papel das artes na transmissão de valores e ideias, considerando principalmente o contexto de sociedade majoritariamente iletrada.

Ao final da palestra, os participantes puderam fazer perguntas, com a mediação do professor Fábio Gumieiro.

Premiação do Concurso de Poesia 2019

Para encerrar a programação deste primeiro dia, os autores dos dez melhores trabalhos inscritos no Concurso de Poesia 2019 foram homenageados, com a entrega de uma menção honrosa. Os cinco primeiros também foram premiados com uma placa. Aos autores que não puderam estar presentes, suas premiações serão enviadas posteriormente. Confira o resultado.

Ainda dá tempo de participar!

Ainda é possível fazer inscrição e participar dos demais dias do evento. Basta comparecer à Faculdade Vicentina na hora da palestra escolhida, realizar o cadastro e o pagamento da taxa de inscrição na entrada do auditório. Confira a programação completa.

Veja as fotos na página da FAVI no Facebook.

Fotos: Geovanni C. De Luca