Simpósio Dia 3 3Nesta manhã de 23 de outubro de 2019, realizou-se a segunda etapa do XL Simpósio de Filosofia e do VI Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina. Depois de um momento cultural protagonizado pelos estudantes Marlon Setin (1º ano de Filosofia), Wilian Bruno (Propedêutico) e Felipe Teider (3º ano de Filosofia), seminaristas da Diocese de São José dos Pinhais, passou-se às conferências do dia.

Na primeira, intitulada “Do De contemptu de Inocêncio III ao elogio das criaturas de Tomás de Aquino: considerações inatuais”, Dr. Marcelo Neves, professor da Faculdade Vicentina, tecendo um diálogo com a literatura, mostrou ser próprio do ser humano, diante dos desafios e do sofrimento, perguntar-se sobre o sentido da vida. “Vale ou não a pena viver?” Esta pergunta foi encontrando respostas diversas ao longo do tempo, em posturas mais pessimistas ou mais otimistas. 

Na segunda conferência, intitulada “Essência e mundos possíveis: diálogo entre filósofos medievais e contemporâneos”, Dr.  Breno Hax, professor da Universidade Federal do Paraná, chamou a atenção para a revalorização de conceitos medievais que haviam perdido seu espaço no mundo moderno. As noções de essência e necessidade passaram a ser repropostas a partir de filósofos do século XX, de modo particular na vertente menos esperada: a filosofia da ciência. 

Simpósio Dia 2 2A arguição dos professores Thiago Onofre Maia e Aluízio Von Zuben e as perguntas dos participantes mostraram que o diálogo com a cultura medieval pode ajudar a pensar de forma mais ampla a existência no mundo contemporâneo. 

Faça sua inscrição!

Ainda é possível fazer inscrição e participar dos demais dias do evento. Basta comparecer à Faculdade Vicentina na hora da palestra escolhida, realizar o cadastro e o pagamento da taxa de inscrição na entrada do auditório. Confira a programação completa.

Veja as fotos na página da FAVI no Facebook.

Fotos: Geovanni C. De Luca