No dia 20 de fevereiro de 2020, na Pontifícia Universidade Católica de Paraná (PUCPR), o professor Vitor Hugo Lourenço, que faz parte do corpo docente da FAVI, defendeu a sua tese de doutorado em Teologia. 

Com o título: “A influência da Tradição Libertadora Latino-americana na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium”, a pesquisa teve como objetivo analisar em que medida a práxis pastoral e a reflexão teológica da Igreja na América Latina e Caribe estão presentes na primeira Exortação Apostólica promulgada pelo Papa Francisco. 

“Temas como a missão, o compromisso social, a opção preferencial pelos pobres e contra a pobreza ganham um novo vigor e desafiam a Igreja uma vez mais a sair em direção aos sofredores do tempo presente. Recuperando o frescor conciliar, a criatividade e o profetismo das Conferências Gerais do Episcopado da Igreja na América Latina e Caribe, especialmente Aparecida, entre outros elementos, a Evangelii Gaudium recolhe experiências, propostas e práticas pastorais da Igreja em nosso continente e as universaliza para a Igreja como um todo. A partir de Francisco, a novidade da Igreja não vem tão somente do centro, mas sobretudo das periferias. Do Hemisfério Sul é que agora sopram os novos ventos”, destaca Vitor Hugo.