Atenta às regulamentações de segurança e orientações das autoridades, a Faculdade Vicentina sediou um treinamento sobre a implantação de uma brigada de incêndio em local de trabalho. Nos dias 29 e 30 de abril, 16 participantes receberam a formação e se tornaram brigadistas da FAVI. 

O treinamento foi baseado na Norma de Procedimento Técnico - NPT 017, documento que tem por objetivo “estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação e treinamento de brigada de incêndio para atuação em edificações e áreas de risco no Estado do Paraná, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio”. 

Entre os tópicos que compuseram o conteúdo do curso estavam: aspectos legais; teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; equipamento de proteção individual (EPI); equipamentos de combate ao incêndio; equipamentos de detecção, alarme, iluminação de emergência e comunicações; abandono de área; cuidados com pessoas com mobilidade reduzida; vias aéreas; reanimação cardiopulmonar (RCP); hemorragias; riscos específicos; psicologia em emergências; sistema de controle de incidentes; emergências químicas e tecnológicas. 

A atividade foi realizada de acordo com as medidas preventivas determinadas para o momento atual, para evitar o contágio pelo coronavírus.

Além da formação da brigada de incêndio, a direção da FAVI também deu continuidade às reformas e reparos nas dependências físicas – ações que já tinham sido iniciadas antes do período de pandemia e que proporcionarão espaços ainda melhores para os alunos e colaboradores da instituição.