Dando continuidade ao projeto Diálogos Interdisciplinares, que desde 2019 promove manhãs formativas sobre diversos temas da atualidade, a Faculdade Vicentina realizou dois eventos virtuais para a comunidade acadêmica, no mês de junho. 

O formato do encontro foi adaptado para que, mesmo cada um em sua casa, alunos, professores, colaboradores e convidados pudessem manter a interação e refletir juntos a respeito de tópicos relevantes para a sociedade e para as relações humanas. Bem como para a formação que incentiva a ética e a cidadania, característica da FAVI.

Querida Amazônia

No dia 2 de junho, a conversa foi sobre a Exortação Apostólica Querida Amazônia, do Papa Francisco. Dr. Agenor Brighenti fez uma explanação a respeito do Sínodo da Amazônia e o Ms. Felipe Sergio Koller apresentou uma leitura da Exortação. 

Em seguida, os participantes puderam realizar perguntas e debater o assunto. Foram aproximadamente duas horas e meia de reflexão de qualidade.

Fé e esperança

Na manhã de 19 de junho, a temática que norteou o evento foi “Fé e esperança em tempos de pandemia: uma abordagem interdisciplinar”. Na programação, a professora Ms. Fatima Szinwelski (FAVI) falou sobre “Saúde mental em tempos de pandemia”; o professor Ms. Abel Ribeiro dos Santos (PUCPR) ministrou a conferência intitulada “Perspectivas decoloniais: povos originários e seus saberes no contexto da pandemia”; o professor Dr. Bortolo Valle (FAVI) abordou “A dimensão temporal da esperança”; e o professor Ms. Thiago Onofre Maia (FAVI) conduziu sua apresentação sobre “Fé e esperança: uma abordagem teológica”.

A partir de pontos de vista diversos e complementares, os participantes tiveram uma manhã muito produtiva, com a possibilidade de ampliar o olhar para o contexto atual.