Para muitas pessoas, o distanciamento social trazido pela pandemia impulsionou um período de muitas reflexões sobre o mundo ao nosso redor, espiritualidade e missão de vida. E os livros têm sido grandes aliados para esse momento.

Confira cinco dicas de leitura, a partir de resenhas escritas pelo Pe. Eliseu Wisniewski – mestre em Teologia, integrante da Congregação da Missão Província do Sul e do corpo docente da graduação em Teologia da Faculdade Vicentina. 

1) Mística e Testemunho em Koinonia

A primeira recomendação é o livro "Mística e Testemunho em koinonia. A inspiração que vem do martírio de duas comunidades do século XX", de Maria Clara Lucchetti Bingemer – professora titular do departamento de Teologia da PUC-Rio, vice-presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) e presidente da ALALITE (Associación Latinoamericana de Literatura y Teologia).

"Tibhirine e UCA mostram pelo seu testemunho que o importante não é a inexistência de conflitos, e sim o modo como são enfrentados e nisto se mede o espírito evangélico. Este livro torna-se fonte imprescindível para leitores que buscam uma primeira aproximação com essas duas comunidades e fonte de informação para aqueles que se dedicam no estudo e no aprofundamento da mística, da mística inter-religiosa e da oração conjugada com a ação", escreve Pe. Eliseu. 

>>> Clique aqui para ler o texto na íntegra. 

2) Abraçar o futuro com esperança

A segunda dica é a obra “Abraçar o futuro com esperança. O amanhã da vida consagrada”, de Pe. Amedeo Cencini – canossiano, psicólogo e psicoterapeuta, um dos mais famosos formadores italianos. 

"A vida consagrada é desafiada a superar a ‘utopia retroativa’, uma vez que esse ‘olhar retrotópico não nos permite ir em frente, exatamente porque voltado para trás, comprometido numa comparação certamente perdedora e talvez com a ilusão de restabelecer um passado que não existe mais, mas que exerce uma notável atração em tempos de desorientação como os nossos’", apresenta a análise do Pe. Eliseu.

>>> Leia aqui a resenha completa.

3) Meus queridos amigos

No livro “Meus queridos amigos”, a jornalista Tereza Rozowykwiat apresenta uma seleção de crônicas de Dom Helder Câmara, veiculadas no programa “Um olhar sobre a cidade”, da Rádio Olinda. 

Segundo Pe. Eliseu, trata-se de uma excelente obra para quem deseja conhecer um pouco mais da personalidade de Dom Helder Câmara. “A partir da própria vida, ele soube mostrar como conciliar fé e política, igreja e sociedade, firmeza e ternura. Entendeu muito bem a dinâmica do Reino de Deus acontecendo como fermento agindo na massa, como a semente que cresce em meio ao joio e ao trigo. O leitor encontrará, nesta obra, uma apresentação, simples e profunda, das múltiplas facetas do arcebispo de Olinda e Recife. Com sua liberdade interior, Dom Helder tem muito a nos ensinar, com sua vida e com seus gestos corajosos e proféticos, em vista de uma Igreja misericordiosa e samaritana”.

>>> Acesse o texto aqui.

4) Deuteronômio: Escuta Israel

"Deuteronômio: Escuta Israel", de Pe. Johan Konings e Ir. Zuleica Aparecido Silvano (ambos doutores em Teologia), é a quarta dica desta lista. 

"Neste ano de 2020 as nossas atenções se voltam para o Livro do Deuteronômio. É um dos livros mais importantes do Antigo Testamento, por suas inúmeras citações nos outros livros na Bíblia Hebraica e no Novo Testamento. Deuteronômio se impôs como referência na teologia cristã por ser citado na pergunta a respeito do maior mandamento: ‘Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é Um, e amarás o Senhor nosso Deus de todo o teu coração’”, comenta Pe. Eliseu.

>>> Leia aqui a resenha

5) A clausura no centro do mundo

A quinta recomendação de leitura é o livro “Thomas Merton. A clausura no centro do mundo”, organizado por Maria Clara Bingemer – professora titular do Departamento de Teologia da PUC-RJ e coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da mesma universidade.

Pe. Eliseu destaca: "Thomas Merton é considerado o autor católico norte-americano mais influente do século XX e uma grande referência para a mística cristã. Suas temáticas são variadas e abrangem temas da vida contemplativa à abertura ao mundo da diferença. Evidenciar sua trajetória de vida, seu legado e sua atualidade é o que pretende o livro organizado por Maria Clara Bingemer. Estamos, sem dúvida, diante de uma obra fundamental para compreendê-lo. Os capítulos que compõem este livro - escrito por pesquisadores distintos, oferece excelentes reflexões para quem desejar conhecê-lo e aprofundar temáticas a seu respeito". 

>>> Acesse a resenha completa.