Andrés MottoO segundo dia (29 de outubro) do XLI Simpósio de Filosofia e o VII Simpósio de Teologia da Faculdade Vicentina, realizado virtualmente, começou com uma apresentação cultural gravada por Guilherme Costa Fernandes. 

A primeira conferência da manhã contou com uma presença internacional: o padre argentino Dr. Andrés Román María Motto (CIF-Paris), membro da Congregação da Missão. Em espanhol, ele aprofundou o tema "Fe y Conocimiento: sus encuentros y sus desencuentros. Una mirada desde la historia del pensamiento”. Passando por diferentes momentos históricos, pensadores e traços culturais, o palestrante provocou reflexões sobre a relação entre os documentos da Igreja e o dia a dia, bem como sobre a importância do diálogo.

“Quando somos minoria, pedimos tolerância e diálogo. Na medida em que nos tornamos maioria, o diálogo não é mais considerado necessário. Isso se deu em alguns setores cristãos”, pontuou Pe. Andrés, que ressaltou o quão rico é processo dialógico, para que a Igreja possa se conhecer melhor e se reconhecer. E para trazer mais fraternidade e construir um mundo melhor. 

Em sua arguição, o professor Ms. Thiago Onofre, integrante do corpo docente da FAVI, também chamou a atenção para o importante papel dos padres ao longo da história, no exercício do diálogo, baseado no saber e na escuta. 

Premiação do Concurso de Fotografia

Logo após o intervalo, todos os presentes na sala virtual puderam apreciar o número musical, com a voz de Mel Fernandes.

Em seguida, o acadêmico Jordhan Gularte Francisco, do 3º ano de Filosofia e vice-presidente do Diretório Acadêmico Kairós, realizou a cerimônia de entrega de Menção Honrosa aos participantes do Concurso de Fotografia 2020, que teve como tema “O que os olhos podem ver: esperança em tempos de pandemia”.

Confira as dez primeiras colocações:

1º - Gustavo Cortesi Madureira
2º - Rafael Cordeiro Goulart
3º - Frei João Elias N. Oliveira
4º - Kater Vinicius dos Santos
5º - Andrey Oliveira Silva
6º - Waleiska Fernandes Figueiras
7º - Lucas Cardoso da Silva
8º - Felipe Teider de Godoi
9º - Bruno Fabiano Lira
10º - Samira Mostefaga Folmer

Prof. Fernando Dias AndradeReflexões a partir de Espinosa

A segunda conferência da manhã foi ministrada pelo professor Dr. Fernando Dias Andrade (UNIFESP), intitulada "Espinosa: a Filosofia contra a Teologia, mas em defesa da Religião”. 

“É a primeira vez que falo, ao mesmo tempo, em um Simpósio de Filosofia e de Teologia. É um desafio muito instigante”, afirmou o convidado no início da conversa. Ao longo da palestra, ele resgatou diversas ideias do filósofo Espinosa, mencionando pontos-chaves de suas obras. Por exemplo, o pressuposto de que teologia e religião não são a mesma coisa. E a defesa da prática da justiça e da caridade. 

Ao final da manhã, o professor Dr. Domenico Costella (FAVI) complementou a apresentação, comentando sobre o inovador método histórico crítico de Espinosa. A partir das perguntas dos ouvintes, os professores também traçaram paralelos possíveis com a realidade atual.