O professor Léo Peruzzo Júnior lançou, neste mês de dezembro de 2020, sua mais recente obra pela editora CRV, intitulada “Cognição, Linguagem e Realidade”. O livro é organizado em parceria com Laura Candiotto, investigadora na Freie Universität, em Berlim.

A publicação, que faz parte da Coleção Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, se propõe a investigar não somente o lugar ocupado pela cognição no mundo, mas como podemos vivenciar nossa própria condição humana por meio dela, elucidando alguns labirintos conceituais relacionados ao tema. 

Segundo Peruzzo, “as fronteiras entre cognição, linguagem e realidade têm despertado, cada vez mais, a consolidação de um espaço particular na história da filosofia e nas ciências cognitivas, sobretudo se considerarmos o tratamento que a questão recebeu a partir do enclausuramento da primeira aos limites da estrutura cerebral. Por isso, um dos principais desafios de investigação não se remete apenas em saber o lugar que a cognição ocupa no mundo mas como, a partir dela, temos a possibilidade de experienciar a nossa própria condição de seres humanos”.

O segundo volume da coleção, que conta com pesquisadores(as) de trinta Universidades brasileiras, será lançado no segundo semestre de 2021, com o título “Tendências contemporâneas de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”.

Sobre o autor

Léo Peruzzo é pós-doutor em Filosofia pela Università Ca´ Foscari, Venezia (Itália), e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editor-chefe da Aurora Journal of Philosophy e professor da Faculdade Vicentina e da FAE Centro Universitário. É autor das obras “Filosofia da Linguagem” (2016), “O que pensam os filósofos contemporâneos? Um diálogo com Singer, Dennett, Searle, Putnam e Bauman” (2017), “Realidade, Linguagem e Metaética em Wittgenstein” (2018), entre outras.