Inspirada em São Vicente de Paulo, seu patrono, a Faculdade Vicentina busca a promoção integral do ser humano. Coloca essa missão em prática por meio de uma educação superior de qualidade, realizada por profissionais competentes, aberta a toda a comunidade, tendo em vista formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento ético, social, cultural e político da sociedade e com o cuidado do planeta.

Para saber mais sobre os princípios que norteiam a educação vicentina, confira a entrevista com o Pe. Joélcio Saibot, diretor de ensino da Faculdade Vicentina, membro da Congregação da Missão Província do Sul e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação (Colônia Dom Pedro II - Campo Largo).

Em que se difere a educação vicentina de outros métodos de educação? 

Pe. Joélcio: A educação vicentina tem como objetivo ajudar na formação para a vida, além da formação para o mercado. Ela é pautada nos valores cristãos, por meio do carisma vicentino. Uma pedagogia criativa, participativa, personalizante, que promove o senso comunitário; aberta ao diálogo, sempre atenta às situações particulares em que se encontram os educandos; libertadora, que oferece contribuições para tornar a sociedade mais democrática e fraterna (educação para a justiça); uma pedagogia que faz da escola um lugar de diálogo entre fé e vida, entre ciência e fé, de tal modo que a pedagogia e o ambiente favoreçam e incentivem o crescimento harmônico de todas estas dimensões.

Ela prepara o aluno de forma diferenciada para sempre buscar o melhor em termos de educação? 

Pe. Joélcio: A educação vicentina busca oferecer uma educação holística para os alunos, ou seja, ver a vida de um modo integral. Priorizamos uma educação na qual o aluno possa ser protagonista na busca dos conhecimentos acumulados na história da humanidade. Esses conhecimentos deverão ajudar a construir uma visão de mundo e pessoa integral: ser biopsicossocial e espiritual. É uma educação que busca dialogar com as situações do nosso tempo: sustentabilidade, respeito, cultura e promoção humana. 

Quais são os princípios básicos da educação vicentina?

Pe. Joélcio: Educação capaz de questionar a realidade social existente, transformando-a numa convivência mais humana e democrática; a consciência do valor moral da liberdade e o empenho de cada um em harmonizar a liberdade de todos; a busca por uma educação que seja acessível a todos; olhar para os educandos como sujeitos, ajudando-os a desenvolver a consciência da dignidade humana e da autoestima, trabalhando conteúdos que evitam qualquer discriminação, tanto na família como na sociedade.