>>> Transmissão ao vivo

 

No dia 5 de fevereiro (sexta-feira), a Faculdade Vicentina celebrará o início de mais um ano letivo. A partir das 9h, será realizada uma missa para marcar a data e abençoar o novo período de muitos aprendizados.

Em seguida, acontecerá a Aula Magna de 2021, ministrada pelo Pe. Domenico Costella, professor que está se despedindo do corpo docente da FAVI, após muitos anos de dedicação e contribuições inestimáveis para as áreas da Filosofia e da Teologia. 

O tema da aula inaugural será: “Por que a polarização é prejudicial à democracia?''. Confira um breve comentário do Pe. Domenico sobre o assunto a ser desenvolvido e algumas das reflexões que fará na ocasião:

“Em si, a polarização não é prejudicial à democracia, se é entendida em sentido dialético: sempre há pluralidade de visões de mundo, diferentes maneiras de entender a relação entre a fé e opções políticas, conflito entre capital e trabalho (João Paulo II: Laborem exercens, n. 11). Porém, essa palavra tem sido usada de um modo mais negativo: polarização é como chamamos a disputa entre dois grupos que não dialogam entre si, que se fecham em suas posições e não estão dispostos ao diálogo. Às vezes, um grupo demoniza o outro numa atitude tipicamente maniqueísta. Infelizmente, isso acontece também no campo eclesial: de um lado os novos cátaros-puros e do outro lado os que traem a fé. Tudo isso mata a democracia e a convivência pacífica no seio eclesial, não respeitando as diferenças”. 

A missa e a aula inaugural serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da FAVI no Youtube.

Vestibular Agendado

Quem tem interesse em começar a estudar nas graduações de Filosofia ou Teologia neste ano, ainda pode fazer inscrição para o Vestibular Agendado da FAVI. Para isso, entre em contato com a Secretaria pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (41) 3222-7716.

 

>>> Leia também: Entrevista com Pe. Domenico Costella