Pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha da Fraternidade foi o assunto da primeira atividade do período letivo aberta à comunidade, realizado pela Faculdade Vicentina. A primeira edição do evento Diálogos Interdisciplinares aconteceu na manhã do dia 12 de março de 2021, desta vez na modalidade virtual.

A partir de apresentações sob diferentes vieses e perguntas de alunos e professores participantes, os convidados puderam aprofundar a reflexão sobre “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. E também sobre o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Importância do diálogo

“O tema foi uma provocação a uma realidade que não pode mais ser suportada: o fechamento”, afirmou Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava. Em sua fala, ele abordou as polêmicas geradas em torno da campanha, o real significado do ecumenismo e o respeito às diferenças, que não impedem que todos juntos possam construir um mundo melhor, mais fraterno e misericordioso. “O diálogo é algo urgente em uma sociedade tão individualista. (...) O espírito que divide não é o espírito de Deus”, destacou. 

Em seguida, a leiga Andreia Cristina Serrato, mestre e doutora em Teologia e professora da PUCPR, propôs um olhar feminino sobre a espiritualidade ecumênica, a partir de trechos do texto-base da CFE 2021 e de duas narrativas evangélicas sobre importantes encontros de Jesus com mulheres, como exemplos de abertura ao diálogo e à fraternidade. 

Por fim, o Padre Joachim Andrade, mestre em Antropologia Social, doutor em Ciência da Religião e professor da FAVI, falou sobre caminhos para o diálogo interdisciplinar e paralelos com a realidade atual, incluindo os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.

Ao final do evento, o Pe. Joélcio Saibot, diretor de ensino da Faculdade Vicentina, agradeceu a presença de todos. E lembrou que a Campanha da Fraternidade, para além da dimensão individual, é também uma oportunidade de viver a Quaresma em sua dimensão social. 

Assista aqui

A conversa na íntegra está disponível no canal da FAVI no Youtube. Confira: