Frei Tiago

Com o objetivo de acompanhar o progresso acadêmico, bem como perceber de que forma o conhecimento adquirido na FAVI trouxe desenvolvimento pessoal e social, a Faculdade Vicentina está realizando uma série de entrevistas com alunos formados pela instituição.

Melhor compreensão da sociedade e dos indivíduos

Entre os egressos que concluíram graduação em 2020 está o Frei Tiago Gulmine da Silva, seminarista capuchinho, que entrou para o Bacharelado em Filosofia no ano de 2018. “Eu havia começado o curso em outra instituição, por isso posso avaliar de maneira comparativa. Senti uma melhora em todos os aspectos, desde a estrutura material e organizacional da instituição até o quadro dos professores, os quais se demonstraram muito competentes”, destaca.

No ponto de vista pessoal e humano, Frei Tiago afirma que o curso contribuiu para seu crescimento. “Pude ter um panorama da produção de conhecimento e das investigações do homem na sua inquietude existencial. O conhecimento me abriu para uma melhor compreensão da nossa sociedade e dos indivíduos”.

Sobre a aplicação dos aprendizados da Filosofia em seu dia a dia, ele comenta: “Todo conhecimento é agregado na ‘maleta de ferramentas’ de nossas vidas. Além do fato de ser transformador, um conhecimento específico nos abre para uma infinidade de possibilidades derivadas ou assuntos correlatos. Cabe a cada um utilizá-lo da melhor forma, para o bem de si e da comunidade”. 

Atualmente, Frei Tiago está cursando o Bacharelado em Teologia.

Alisson Bruno Felipe Medeiros fotoAconchego e incentivo ao potencial de cada um

Alisson Bruno Felipe Medeiros, seminarista vicentino, foi aluno do Bacharelado em Filosofia entre os anos de 2016 a 2018. Em síntese, o estudante faz uma análise positiva da graduação na Faculdade Vicentina.

“Durante o período em que fiz o curso de Filosofia, destaco como importante a estrutura da FAVI. De modo especial, o aconchego que encontro na instituição, pois a mesma vê cada um dos alunos como um potencial para estar atuando de maneira autêntica na sua caminhada humano-social. A Faculdade Vicentina preza pela preparação de cada um de seus docentes, a fim de transmitir o conhecimento de maneira séria e capacitada, despertando assim o interesse no aluno. Durante esse curso, pude compreender melhor de que maneira posso contribuir para o meu crescimento, bem como o crescimento dos meus colegas”, relata o seminarista.

Alisson chama atenção também para a importância da experiência acadêmica para o seu processo formativo religioso. “O curso de Filosofia me permitiu abrir a mente, para que pudesse dar continuidade a minha caminhada dentro de minha Congregação. Com isso, pude impulsionar o meu conhecimento racional, com o objetivo de dar razões a minha vivência como Igreja no mundo. E isso percebo de suma importância para o curso que iniciei posteriormente, o Bacharelado em Teologia. Percebo que, durante esses três anos, o conhecimento adquirido me proporcionou estar mais ciente daquilo que acredito, sempre  buscando aperfeiçoar-me mais, em vista de uma colaboração eficaz para a missão que abraço como seminarista vicentino”, enfatiza.

Djony Noel fotoImportância da filosofia

O seminarista vicentino Djony Noel também cursou o Bacharelado em Filosofia de 2016 a 2018. Em seu depoimento, ele explica como a graduação foi importante em sua vida.

“A Faculdade Vicentina oferece um ensino de qualidade para todos aqueles que desejam trilhar o caminho da filosofia. Sendo assim, durante esses três anos, pude descobrir como a filosofia é importante para o ser humano, embora muitos não saibam desta importância. Ela nos ajuda a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e a compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe”, reflete Djony.

Com relação ao seu aprendizado e ao corpo docente, o aluno comenta: “Os professores que dão aulas na instituição são mestres e doutores muito bem preparados para isso. A Faculdade sempre buscou oferecer a melhor condição para seus estudantes, e foi uma honra ter estudado filosofia numa instituição como essa”, afirma o egresso.

Após esta graduação, Alisson e Djony deram continuidade aos seus estudos em nossa instituição. Atualmente, eles cursam o Bacharelado em Teologia e também fazem parte de uma das turmas da especialização em Gestão de Instituições Sociais e Obras Religiosas que a Faculdade Vicentina oferece.