“Encorajo-vos a renovar a vossa paixão pelo homem — não se pode ensinar sem paixão! — no seu processo de formação, e a ser testemunhas de vida e de esperança. Nunca, nunca fecheis as portas; ao contrário, escancarai-as todas, a fim de que os estudantes tenham esperança!” (Papa Francisco).

Com esta frase inspiradora de nosso Santo Padre, quero parabenizá-los por este dia tão especial. Nos tempos atuais somos desafiados, como educadores, a olhar a realidade e perceber nela os sinais da esperança. 

Sei que muitas vezes nos percebemos pequenos diante da grandeza da missão a nós confiada. Mas encontramos, nesta mesma missão, o sentido de nossa vida, da nossa existência, de nossas alegrias e sonhos. E, de modo especial, a certeza de que na vida de tantos jovens somos sinais de esperança, de possibilidade de transformação de sonhos em realidade, de projetos em conquistas de dignidade, de vida nova…

Nossa Faculdade está passando por um momento de renovação, com a necessidade de olhar para dentro de si, para responder a cada dia com intensidade o desejo de conhecer o ser humano e aprofundar-se na paixão de educar para melhor servir. 

“Ensinar é um compromisso sério, que somente uma personalidade madura e equilibrada pode assumir. Um compromisso deste tipo pode incutir temor, mas é necessário recordar que um professor nunca está sozinho: compartilha sempre o seu próprio trabalho com os demais colegas e com toda a comunidade educacional à qual pertence” (Papa Francisco).

São Vicente de Paulo, nosso fundador e patrono, desde os primórdios da Congregação, sempre teve um olhar apaixonado pela educação e formação. Sabia que para melhor servir precisava melhor formar, e para melhor formar precisava qualificar os educadores. 

Sim, hoje nossa faculdade conta com um grupo qualificado de educadores e, por isso, queremos render graças a Deus pelo dom da vocação de ensinar de todos que compõem nosso corpo docente. 

Parabéns pelo seu dia e muito obrigado por compartilhar conosco de sua vida e de sua vocação.

Deus vos abençoe.  

Pe. Ilson Luis Hübner
Diretor Geral