Apresentação

A pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Instituições Religiosas da Faculdade Vicentina apresenta uma formação especializada para aqueles que estão envolvidos com a tarefa de administrar, assessorar, planejar e conduzir atividades em instituições com um cunho social ou religioso, como igrejas, dioceses e arquidioceses, sociedades religiosas, hospitais, colégios, instituições de ensino superior, institutos de caridade e assistência social e outras obras semelhantes.
Diante dos desafios que se apresentam na área da administração nos dias de hoje, o curso foi planejado para proporcionar capacitação nas várias áreas da gestão. Entre elas: gestão financeira, gestão contábil, gestão de pessoas, gestão do patrimônio, contratos e responsabilidade civil, tecnologia da informação e comunicação social. O curso é focado no contexto em que estão inseridas as instituições sociais ou religiosas, relacionando as teorias acadêmicas e profissionais e as necessidades destas instituições, com princípios de transparência, coerência e responsabilidade, atendendo a uma exigência social e ética.

Por que fazer este curso?

A Faculdade Vicentina oferece cursos de graduação e pós-graduação fundamentados em mais de 50 anos de tradição em educação de qualidade, com um histórico de formação de pessoas para o serviço da Igreja. Nesta trajetória, a FAVI identificou, nas instituições religiosas e afins, uma carência de colaboradores preparados nas áreas contábil, financeira de recursos humanos e gestão de pessoas, bem como uma falta de oportunidades para esclarecimentos práticos adaptados à realidade deste público – não somente para atender à exigências do Estado, mas também para garantir a sustentabilidade da missão de cada obra.

Atenta às demandas e comprometida com o diálogo constante entre teoria e prática, a equipe acadêmica pretende fornecer aos estudantes: melhor preparo frente às exigências contábeis e de legislação; segurança na administração de patrimônio; desenvolvimento de habilidades para a gestão de equipe e de conflitos; fundamentação para administração à luz dos documentos da Igreja (por exemplo, o Acordo Brasil-Santa Sé); além de atualização permanente. Desta forma, a Faculdade Vicentina tem o intuito de contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Objetivos do curso

  • Desenvolver habilidades de gestão econômica, financeira, contábil e patrimonial das instituições.
  • Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de administrar pessoas, motivá-las, organizar grupos e formar lideranças.
  • Desenvolver habilidades de análise, planejamento e execução de projetos e obras ligadas a instituições religiosas.
  • Capacitar os participantes para utilização das metodologias de comunicação social, em especial com o uso das novas tecnologias.
  • Desenvolver conhecimentos de questões jurídicas nos campos trabalhista, previdenciário, tributário e de gestão de contrato.
  • Habilitar os participantes para gestão de instituições que trabalham com filantropia.
  • Capacitar as pessoas envolvidas em projetos de cunho social e religioso para obtenção de recursos.
  • Esclarecer tópicos sobre voluntariado e terceirização de trabalhos.

Público-alvo

Colaboradores, sacerdotes, religiosas(os) ou leigas(os), advogados, contadores, administradores e gestores de organizações religiosas, captadores de recursos, responsáveis por gerir as entidades religiosas e estudantes destas áreas, além de interessados no assunto.

Coordenação

Padre Edson Friedrichsen

Prof. Ms. Josélio Jorge Teider

Disciplinas

Gestão de pessoas e liderança
Gestão de Recursos Humanos
Gestão à luz dos documentos da Igreja
Ética organizacional
Teoria Geral da Administração
Gestão de Projetos
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão da Comunicação Social
Aspectos jurídicos da gestão trabalhista
Planejamento estratégico
Psicologia organizacional
Gestão de patrimônio
Gestão de conflitos e comunicação
Gestão financeira e contábil
Aspectos jurídicos da gestão
Gestão de contratos
Filantropia e captação de recursos
Marketing social
Acordo Brasil Santa-Sé
Jornada da Administração
Trabalho do curso (projeto)
Workshop para entrega de trabalhos

Corpo docente

Prof. Ms. Adilson Raimundo de Souza
Profª. Ms. Ana Paula Pavelski
Prof. Celso Tauschek
Prof. Ms. Charles Parchen
Prof. Dr. Cloves Antonio de Amissis Amorim
Prof. Clóvis Bloufler
Prof. Dr. Edimar Brígido
Profª. Ms. Jaqueline Puquevis de Souza
Prof. Ms. Josélio Jorge Teider
Profª. Ms. Luana Kava
Prof. Ms. Luciano Aparecido de Mattos
Prof. Marcio Souza Moreira
Prof. Dr. Romeu Telma

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Turma confirmada

Modalidade

Aulas remotas.

 

Início do curso

Setembro de 2021.

 

Duração do curso

13 meses

 

Cronograma

As aulas online vão acontecer quinzenalmente, sexta-feira à noite e sábado pela manhã.

2022
04 e 05 de fevereiro
18 e 19 de fevereiro
04 e 05 de março
18 e 19 de março
01 e 02 de abril
15 e 16 de abril
13 e 14 de maio
27 e 28 de maio
10 e 11 de junho
25 e 26 de junho
08 e 09 de julho
22 e 23 de julho
05 e 06 de agosto
19 e 20 de agosto
02 e 03 de setembro
16 e 17 de setembro
14 e 15 de outubro
28 e 29 de outubro
04 e 05 de novembro

 

Investimento

13 x R$ 450*
*A instituição se reserva ao direito de somente abrir turmas no caso de atingir o número mínimo de alunos.