Apresentação
O luto é um processo universal e inevitável. Ele não se dá somente pela morte de alguém, mas também pela perda de algo significativo. É fato que em algum momento da vida passaremos por esse processo e que cada um reagirá de forma pessoal.
Segundo os autores (KLÜBER-ROSS, 2008; PARKES, 1996), o luto passa por diferentes fases até alcançar a aceitação. O processo do luto é vivenciado de forma individual e a elaboração desse processo depende da forma e intensidade dos laços estabelecidos e da forma como houve o rompimento (PARKES, 2012).
A vida biológica do ser humano é marcada pelo nascer, desenvolver, relacionar, procriar e, por fim, morrer. É entre os estágios de nascer e morrer que o ser humano se constitui como indivíduo. É na inter-relação pessoal que ele cria a sua identidade, o seu eu. É também nesse período que vamos criando laços afetivos, que, no momento da morte, são rompidos, colocando-nos num processo de luto. Para a Psicologia, o luto é entendido como “[...] uma reação frente a perdas significativas” (FREITAS, 2013, p. 97), entendendo-se que essas perdas desestabilizam o enlutado e exigem uma postura adequada frente a essa situação, para que o luto não se torne mórbido.
O curso de especialização em Aconselhamento e Terapia do Luto, frente aos desafios contemporâneos, oferece ao aluno capacitação teórica/prática no processo de elaboração do luto.
Por que fazer este curso?
No tempo presente, fomos surpreendidos pela pandemia que nos colocou frente ao processo de elaboração do luto: mortes repentinas, perda de vários membros da família e amigos, perda de emprego, mudanças no estilo de vida. A não elaboração do luto pode afetar a saúde mental e as relações interpessoais.
O grande desafio de estudar o luto é que ele não é uma doença, apesar de ter características e sintomas similares, e também não é um estado em que alguém possa estar ou permanecer. Além disso, o luto é um processo que varia de pessoa para pessoa.
A experiência do luto é vivida de forma individualizada e se relaciona com a história pessoal, a história de relacionamento com o ente que faleceu e as contingências do falecimento, as consequências e intensidades das perdas significativas. As respostas de enfrentamento são individuais, por mais que a cultura estabeleça arbitrariamente relações e reações a isso.
Parkes (2009) apontou fatores de risco que podem levar a complicações de luto. Esses fatores estariam relacionados à vulnerabilidade pessoal do enlutado, à relação com a pessoa falecida, aos eventos e às circunstâncias que levaram à morte, bem como à morte em si e o apoio social e outras circunstâncias após a morte. Outros fatores que influenciam o processo do luto são as circunstâncias excepcionais de morte (violenta, repentina, não existência de um corpo), contexto cultural, espiritual e religioso do enlutado e até mesmo questões de gênero, sabendo-se que as mulheres parecem viver mais a tristeza e o recolhimento, enquanto os homens vivem um ativismo, procurando ocupar-se para não ter que pensar e sentir.
Diante dos desafios que se apresentam nos dias de hoje, o curso foi planejado para proporcionar capacitação no trabalho de aconselhamento e terapia do luto. O curso tem como base a teoria e a prática.
Para isso, nos propomos a estudar:
- Fundamentos, conceitos sobre o processo do luto;
- O luto estudado em diferentes escolas psicológicas;
- Fundamentos, conceitos e processos de terapia e aconselhamento;
- Prática de aconselhamento.
Objetivo
Explorar os aspectos teóricos e práticos, conjugando os conhecimentos adquiridos com a aplicação em estudo de casos.
Público-alvo
Graduados em qualquer área do saber.
Matriz curricular
Fundamentos do aconselhamento psicológico e da terapia.
Luto: perspectiva antropológica-cultural. Homem diante da morte.
Sobre a morte e o morrer. Dinâmicas do luto.
Psicanálise e luto.
Terapia Cognitivo Comportamental e luto.
Logoterapia e luto.
Prática do aconselhamento com pessoas enlutadas.
Psicologia Analítica e luto.
Metodologia científica.
Psicologia da Religião.
Espiritualidade e religiosidade.
Personalidade e psicopatologia.
Luto na infância e adolescência.
Luto na vida adulta e terceira idade.
Família e luto.
Complicadores do luto.
Prática do aconselhamento.
O cuidado do cuidador.
Modelos éticos.
Coordenação
Prof. Me. Pe. Ilson Luis Hübner
Colaboração: Prof. Dr. Cloves Amorim
Turma confirmada
Faça sua inscrição
Modalidade
Híbrida: aulas remotas e presenciais.
Carga horária
360h
Duração do curso
20 meses
Cronograma
AGOSTO 2022
19 e 20 (Presencial)
SETEMBRO
16, 17 e 20 (Ead)
OUTUBRO
21, 22 e 25 (Ead)
NOVEMBRO
18, 19 e 22 (Ead)
DEZEMBRO
09,10 e 13 (Ead)
JANEIRO 2023
(Ead)
FEVEREIRO
10, 11 e 14 (Ead)
MARÇO
17 e 18 (Presencial)
ABRIL
14, 15 e 18 (Ead)
MAIO
19, 20 e 23
JUNHO
16, 17 e 20
JULHO
AGOSTO
18, 19 e 22
SETEMBRO
15, 16 e 19
OUTUBRO
20, 21 e 24
NOVEMBRO
10, 11 (Presencial)
DEZEMBRO
01, 02 e 05 (Ead)
15, 16 e 19
Início do curso
Agosto de 2022
Investimento
Taxa de inscrição: R$ 70.
Mensalidade: 18 x R$ 289.*
Desconto de 5% para pagamento até o dia de vencimento.