A especialização litúrgica nasce para suprir a necessidade que vai além do conhecimento de rubricas e normativas diversas; abrange a profundidade A especialização litúrgica nasce para suprir a necessidade que vai além do conhecimento de rubricas e normativas diversas; abrange a profundidadedo conhecimento histórico da Igreja e as necessidades adjacentes de cada um destes momentos, apontando desta história os caminhostomados.

A realidade particular da Igreja no Brasil (nossas comunidades, paróquias, dioceses) é iluminada e reflete a caminhada da Igreja como um todo. Tal a realidade particular da Igreja no Brasil (nossas comunidades, paróquias, dioceses) é iluminada e reflete a caminhada da Igreja como um todo. Talcaminhada é regida pelo Vaticano II (Constituições Apostólicas, no seu âmbito dogmático e pastoral), em destaque Lumen Gentium, SacrossanctumConcilium, Gaudium et Spes e Dei Verbum.

Tendo como base o Vaticano II, cabe agora um olhar sobre a perspectiva da proposta do curso. De pronto, faz-se necessário afastar a ideia desteTendo como base o Vaticano II, cabe agora um olhar sobre a perspectiva da proposta do curso. De pronto, faz-se necessário afastar a ideia desteitinerário dos constantes conflitos que urgem entre as visões de uma “liturgia pré-conciliar” e uma “liturgia pós-conciliar”. Tais termos sãocomumente utilizados no sentido pejorativo, caracterizando a hermenêutica da ruptura. A proposição em pauta aqui é da hermenêutica dacontinuidade: compreender as necessidades litúrgicas, preservando o depósito da fé e a tradição apostólica, em cada tempo e realidade, tornandopresente as palavras de Bento XVI: A hermenêutica da descontinuidade corre o risco de terminar numa ruptura entre a Igreja pré-conciliar e aIgreja pós-conciliar. Ela afirma que os textos do Concílio como tais ainda não seriam a verdadeira expressão do espírito do Concílio (BENTO XVI,22 de dezembro de 2005).

Faz-se necessário recordar sempre as palavras do Papa Francisco, em Audiência Geral no dia 3 de fevereiro de 2021: “Cristo faz-se presente noFaz-se necessário recordar sempre as palavras do Papa Francisco, em Audiência Geral no dia 3 de fevereiro de 2021: “Cristo faz-se presente noEspírito Santo através dos sinais sacramentais: disto, para nós cristãos, deriva a necessidade de participar nos mistérios divinos. Um cristianismosem liturgia é um cristianismo sem Cristo, totalmente sem Cristo.”

Ícone de um computadorModalidade EaD

Ícone de calendárioDuração 13 meses

Ícone de um gráficoTaxa de Inscrição: R$ 70,00
+ 13 parcelas de R$ 295,00
(5% de desconto para pagamento até a data do vencimento)

Inscreva-se

email
telefone
-

Objetivo

Reconhecer a Liturgia como o lugar de encontro com o Cristo que vem com sua força e plenitude resgatar-nos do pecado e conceder-nosReconhecer a Liturgia como o lugar de encontro com o Cristo que vem com sua força e plenitude resgatar-nos do pecado e conceder-nossalvação. Ou seja, não há razão de ser da Liturgia sem o seu Centro.

Proporcionar aprofundamento teológico e espiritual da Liturgia a partir da prática celebrativa da Igreja, refletindo sobre esta prática à luz daProporcionar aprofundamento teológico e espiritual da Liturgia a partir da prática celebrativa da Igreja, refletindo sobre esta prática à luz daperspectiva histórica, em destaque e principalmente o Vaticano II, em vista de celebrações litúrgicas orantes e mistagógicas que sejamverdadeiras fontes de espiritualidade e lugares de comunhão e evangelização.

Capacitar para o ensino, formação e transmissão da Liturgia comprometida com as disposições dos objetivos anteriores nas diversasCapacitar para o ensino, formação e transmissão da Liturgia comprometida com as disposições dos objetivos anteriores nas diversasrealidades e ambientes eclesiais.

Metodologia

Por meio de uma metodologia diferenciada, com aulas teóricas e laboratório na Igreja de São Vicente de Paulo.

Cronograma

1º Módulo
Introdução à Ciência Litúrgica
A construção histórica da liturgia
Sociologia, Antropologia e Liturgia
Liturgia na História I: Liturgia nos Concílios
Liturgia na História II: Liturgia na História da Igreja;
Catequese e Liturgia I
Liturgia em prática: Laboratório Litúrgico

2º Módulo
Eucologia
Palavra de Deus e Liturgia das Horas.
Sacramentalidade da Liturgia
Espaço e Assembleia Litúrgica
Música Ritual Litúrgica
Sacramentos da Iniciação Cristã I: Batismo e Confirmação
Sacramentos da Iniciação Cristã II: Eucaristia
Liturgia em prática: Laboratório Litúrgico

3º Módulo
Ano Litúrgico
Espiritualidade Litúrgica
Sacramentos do Serviço e da Cura
Sacramentais e Exéquias
Pastoral Litúrgica
Catequese e Liturgia II
Carta apostólica Dies Domini
Liturgia em prática: Laboratório Litúrgico