Apresentação do curso

Desde os anos ’90, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem falando sobre a necessidade de uma maior preparação aos candidatos ao Seminário Maior. Na atual conjuntura vocacional brasileira, muitos candidatos demonstram fragilidades seja no campo da formação humana e cristã bem como no campo da formação intelectual. Nesta mesma direção se pronunciou também o papa João Paulo II. Acolhendo a reflexão dos padres sinodais, em sua Exortação Apostólica Pastores dabo Vobis, de 1992, o papa diz que muitos candidatos apresentam deficiências na formação acadêmica e na formação à vida de fé.  Tanto a CNBB quanto João Paulo II insistem sobre a necessidade de uma ano específico de preparação ao Seminário Maior ao qual denominam Propedêutico.

A organização do mesmo é de responsabilidade das próprias comunidades (dioceses ou congregações). A Faculdade Vicentina, porém,oferece este curso específico – Propedêutico – porque entende que a união de esforços, além de diminuir custos, pode tornar a experiência bem mais enriquecedora.

O Propedêutico da Faculdade Vicentina é um curso livre que tem como principal objetivo somar forças com as dioceses e congregações em vista de oferecer uma formação adequada, em primeiro lugar, aos candidatos ao Seminário Maior. O mesmo, porém, está aberto a todas as comunidades religiosas, masculinas e femininas que buscam um auxílio para uma melhor formação dos seus candidatos em nível intelectual, humano e espiritual.