Na mesma data em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro), a Faculdade Vicentina realizou a acolhida à comunidade acadêmica para mais um ano de aprendizados. 

Na manhã de sexta-feira, Pe. Ilson Hübner, diretor geral da FAVI, presidiu a Celebração Eucarística de abertura do ano letivo de 2022, na Igreja São Vicente de Paulo, em Curitiba. A missa foi concelebrada pelos formadores das congregações que escolheram a instituição para a formação de seus vocacionados.

“Esta manhã foi esperada por nós por muito tempo, ao voltar às aulas. Queremos agradecer a Deus por esse reencontro”, disse Pe. Ilson. Em sua homilia, ele provocou uma reflexão sobre o contato, a comunicação e fronteiras que precisam ser ultrapassadas. E convidou a todos para essa abertura. “O contato nos faz despertar, pois o caminho do contato é a comunhão”, afirmou.

Aula Magna 

Em seguida, os alunos, professores e convidados se reuniram no auditório da FAVI para acompanhar a aula inaugural ministrada por Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS). A participação dele foi virtual e transmitida pelo canal da FAVI no Youtube.

A atividade foi conduzida pelo tema "Por um itinerário do saber: transparência, sensatez e oração". Dom Ricardo relembrou o papel dos últimos Pontificados para a retomada às essências da Igreja. “Estão tentando nos ajudar a pensar a nossa humanidade, composta não só pelas coisas que acreditamos, mas também pela luz do que somos chamados a viver”, explicou.

Além disso, o Bispo enfatizou a necessidade de abertura, que a Igreja é desafiada a um diálogo permanente e profundo com a sociedade atual. “Quanto mais humana, mais divina será essa Igreja”, destacou.

Assista à Aula Magna na íntegra:

 

Confira as fotos deste dia na página da FAVI no Facebook.