Curso de Extensão 5 vias para o pensamento de Tomás de Aquino


 

Tomás de Aquino (1224/5-1274) é um dos nomes mais paradigmáticos da história da filosofia, seja pela sua posição de destaque na Escolástica latina, seja pela enorme presença do tomismo no pensamento ocidental ao longo dos séculos seguintes. Considerado um autor de síntese entre a filosofia aristotélica e o ideário cristão-católico, as obras do Aquinate revelam, na realidade, a riqueza de um pensador que, ao fazer teologia, construiu um edifício filosófico cujos alicerces são de origem variada: a Bíblia; a Patrística grega e latina; o pensamento grego, judaico e islâmico; a filosofia da Alta Idade Média e da Escolástica. Assim, compreender Tomás de Aquino em seu contexto filosófico próprio nos permite entender melhor os pontos principais de sua originalidade filosófica, nos seguintes temas: (1) conhecimento de Deus e a possibilidade de demonstrar a sua existência; (2) antropologia e (3) ética: o ser humano, os vícios e as virtudes; (4) gnosiologia e (5) metafísica: a verdade sobre o ser. A partir dessas 5 “vias” para o pensamento do Aquinate, é possível vislumbrar também as críticas que ele recebeu de alguns filósofos ao final da Escolástica, na modernidade e na contemporaneidade. 

 

Você é nosso convidado especial para participar deste percurso em direção ao pensamento tomista.

 


O curso está estruturado em encontros semanais, que serão oferecidos em agosto e setembro de 2022, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10.

 

Datas:

17/08/2022 – Introdução, vida e obra; as 5 “vias” para o pensamento de Tomás de Aquino:

24/08/2022 – Conhecimento de Deus (1) e a possibilidade de demonstrar a sua existência;

31/08/2022 – Antropologia (2) e ética (3): o ser humano, os vícios e as virtudes;

14/09/2022 – Gnosiologia (4) e metafísica (5): a verdade sobre o ser.


Professor: Prof. Me. Wendel de Oliveira Rezende


 

 computador    Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/khvkpsE6ATDLU9LW8

 


 

Após realizar sua inscrição, você receberá um e-mail da Secretaria Acadêmica da Faculdade Vicentina com mais informações. 

 

 

 

pdf baixe