IX Simpósio de Teologia - Espiritualidade e sentido da vida


 

A questão do sentido é hoje mais sentida do que discutida. Fala-se muito no 'sentido da vida', mas há pouca reflexão rigorosa e ordenada sobre o tema. A farta literatura que traz no título a palavra "sentido" trata da questão ora de um modo vago e geral, ora de um modo prevalentemente negativo: a falta de sentido...

Sentido = finalidade e direção. Começamos, pois, com a definição de 'sentido', e o fizemos pelo conceito de direção ou rumo... 'Ter um sentido' é ter um rumo na vida. Mas, para se ter um rumo, é preciso ter uma finalidade... A finalidade, porém, não é ela mesma o sentido. O que ela faz é 'dar' o sentido. Mas como, na ordem dos fatos, finalidade é o conceito mais importante para se definir um sentido qualquer, então, para falar de forma breve, se diz que o sentido 'é' a finalidade. Ora, a partir da dupla conceitual 'finalidade/direção', recupera-se também o campo semântico inteiro ligado à idéia-chave de 'sentido', como os conceitos de razão de ser, motivação, esperança e especialmente o de bem ou valor (assim, dizer 'crise de sentido' é dizer 'crise de valor' e vice-versa.

Busca de sentido: a grande questão. O 'problema número um' da humanidade não se põe, decididamente, na ordem social ou próxima a ela, onde se situam os problemas econômicos..., ou os problemas políticos..., ou os problemas culturais..., ou ainda os ecológicos... A grande questão se põe, antes na ordem existencial, e é ai que se situa precisamente a 'questão do sentido'. Essa questão é, por si mesma, a mais importante em si mesma... É com efeito, uma questão essencial e profundamente humana, que diz respeito à

vida como um todo e ao destino do ser humano como tal. Trata-se, pois, de uma questão primordial e universal, que está na base de todas as outras...

Secularista e niilista: um tipo de modernidade. Faz parte dos lugares comuns da cultura dominante dizer que a modernidade, como tal, é secularista ou irreligiosa. Em verdade, a modernidade, como cultura que valoriza as realidades imanentes... não é forçosamente secularista ou 'a-teia', e isso nem em teoria.... nem na prática. É só uma forma de modernidade, a modernidade fechada (a do tipo francês), que é laicista e, finalmente, niilista.

Deus vivo: o sentido por excelência. O sentido por excelência, mesmo do ponto de vista racional, tem caráter transcendente... Se o sentido do mundo pertencesse ao próprio mundo, ele mesmo precisaria de justificação. Daí que o sentido do mundo, por exigência lógica, só pode ser um metassentido. E esse só pode ser concretamente o que chamamos de Deus.

O sentido: precisa ser 'sentido' e seguido. Agora, Deus só funciona como sentido quando é 'sentido' existencialmente, ou seja, quando é experenciado espiritualmente e inclusive seguido eticamente. Assim, o 'sentido de Deus' é condição para o 'sentido da vida'. Quanto mais Deus, tanto mais sentido.

Frei Clodovis Boff

Você é nosso convidado especial para participar deste curso.


Datas:

Dias: 28 e 29 de setembro

Horário: 19h - 22h

Modalidade: Online (plataforma zoom)


Palestrantes:

Frei Clodovis Boff, OSM

Ir. Maria Mectildes, OSB

Prof. Bortolo Valle

Frei Sidney Damasio Machado, OFMCap


Investimento: R$20,00

 

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