Apresentação do curso

O minicurso, Juventudes no Mundo Contemporâneo em perspectiva tem como foco na Juventude Vicentina, pretende promover a formação de jovens líderes, agentes de pastorais e fomentar a pesquisa, atuação e o desenrolamento das juventudes no mundo contemporâneo. Para tal, contamos com a parceria da Faculdade Vicentina e o apoio de diferentes entidades e grupos, vinculados a diferentes Instituições acadêmicas, religiosas e sociais no país que formam a Família Vicentina. A proposta consiste em criar uma rede de pesquisadores, líderes jovens e agentes de pastorais como também professores que atuam no Brasil junto as diversas expressões juvenis vigentes. Pretende-se como este minicurso criar uma extensão dos ensinos sobre o Carisma Vicentino que a Faculdade Vicentina vem promovendo através da pós-graduação em Espiritualidade e Ética Vicentina. 

Identificação do Curso

Nome do curso: Temas em debate: Juventudes no Mundo Contemporâneo

Publico a que se destina: Jovens, pesquisadores e agentes de pastorais

Duração do curso: 8 horas

Curso de Extensão: 

Modalidade: EaD. 

Objetivo do Curso

O objetivo do curso é despertar o conhecimento e fomentar a pesquisa em torno das juventudes no mundo contemporâneo com ênfase nas juventudes vicentinas, dialogando com o contexto multidisciplinar e resgatando a trajetória das juventudes a fim de conectar os diferentes saberes da pesquisa acadêmica e o campo de atuação pastoral junto as juventudes.

Metodologia: O curso tem duração de 4 aulas, de forma online (EaD) de modo remoto com duração de 1hora e 30 minutos no máximo, sendo 1h de exposição do conteúdo e 30min dedicado a interação entre participantes e professores. Para a obtenção do certificado do curso, além da participação 70% das aulas, o/a estudante precisará enviar uma atividade final ao coordenador do minicurso indicado no plano de ensino.  O curso terá duração ao todo de 8h e contará com uma carga multidisciplinar, a saber: 1. Perspectivas e dilemas das Juventudes no Mundo Contemporâneo: uma introdução; 2. Juventudes, comunicação e novas mídias; 3. Juventude e Projeto de vida - Prof. Dr. Cristiano Cruz. 4. Acompanhamento de jovens e acompanhamento pastoral.

 

Organização Curricular:

05 de outubro: Ms. Carlos Eduardo- Cadu (PPGEdu/ UNIRIO)
Abordagem: Jovens: quem são e o que pensam?

10 de outubro: Esp. Diác. Ramon Aurélio, CM (FAJE-MG)
Abordagem:Acompanhamento das juventudes: uma abordagem pastoral-vocacional e outras perspectivas possíveis

19 de outubro: Mestranda Esp. Irmã Carolina Mureb, FC (PUC-SP)
Abordagem: Magistério do Papa Francisco e as juventudes: “Resplandecer, ouvir e não temer”

26 de outubro: Mestrando Marcus Tullius (PUC-MG)
Abordagem: Juventudes e ambiência digital: desafios e perspectivas para comunicação midiatizada.

Bibliografia para leitura e aprofundamento: 

]AURÉLIO, Ramon. Juventudes e pobrezas: uma problematização da realidade social hodierna.  Disponível em: https://www.pbcm.org.br/artigo/juventudes-e-pobrezas-12082021-112223. 2021.

CORREIA, Vanessa Araújo: Juventude, comunicação e novas mídias. FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2022.

CARDOZO, C. E. S. M. . Juventudes: percepções atuais e múltiplos olhares. 1. ed. São Paulo: Delicatta, 2020. v. 1. 186p .

CARDOZO, C. E. S. M. . Jovens construindo juventudes: reflexões sobre o contemporâneo. 127. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2016.

CARDOZO, C. E. S. M. . Juventude, participação política e formação: um estudo de caso da Câmara Juvenil de Macaé. In: Rosane Castilho; Victor Nedel. (Org.). Juventudes latino-americanas. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. 80, p. 125-145.

ESTERMANN, Josef. Colonialidad, descolonización e interculturalidad: Apuntes desde la Filosofía Intercultural. Polis Revista Latinoamericana, 38, p. 1-18, 2014.

NOVAES, Regina. Juventude e sociedade : jogos de espelhos, sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Revista Sociologia Especial: ciência e vida, São Paulo, 2007.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Cultura y Conocimiento en América Latina. Dispositio, Vol. 24, No. 51, pp. 137-148, 1999.

TULLIUS. Marcus: Esperançar — A missão do agente da Pastoral da Comunicação. Ecclesia digitalis. CNBB. 2021.

 

 

INSCREVA-SE