Apresentação

Pós graduação em CuritibaA Arteterapia é um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior e ampliar a consciência. Como diz o nome, trata-se do uso da arte como terapia em um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do sujeito sobre si e sobre sua existência.

Utiliza a expressão simbólica através de várias modalidades expressivas, sendo essas usadas de forma espontânea, tais como pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, música, criação de personagens e outros. Fundamentalmente, trabalha com as artes plásticas com a finalidade de propiciar mudanças psíquicas e a expansão da consciência, reconciliação de conflitos emocionais, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Pode ser aplicada individualmente ou em grupo, em crianças, adolescentes, adultos, terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

Na Arteterapia, são criados vários canais de comunicação não-verbal, e a expressão do inconsciente é facilitada através de recursos plásticos que permitem o direcionamento da energia psíquica na produção criativa.

A Arteterapia pode ser aplicada em empresas ou instituições. Neste caso, o trabalho visa ao desenvolvimento da criatividade, do potencial pessoal e a diminuição do stress. Em escolas, trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, autoestima, segurança nos relacionamentos. Em consultório, o arteterapeuta vai conhecer o cliente por meio das imagens produzidas e ajudá-lo no autoconhecimento e equilíbrio interior.

Há anos, a Integrarte - Centro de Atividades, de Belo Horizonte (MG), promove a pós-graduação em Arteterapia em Curitiba (PR), em parceria com a Faculdade Vicentina. As aulas e atividades são realizadas nas dependências da FAVI, localizada na Av. Jaime Reis, 531A, no bairro São Francisco.

Matriz curricular

1.1 Fundamentos da Arteterapia  
1.2 Fundamentos da Arte
1.3 Linguagens e Práticas em Arteterapia
1.4 Fundamentos Psicológicos e Psico-sociais
1.5 Ética e Postura Terapêutica
1.6 Arteterapia e Saúde Mental. Psicopatologia. Psicossomática
1.7 Didática e Produção Científica
1.8 Estágio Supervisionado

Objetivos do curso

  • Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens clínica, escolar, cultural e social.
  • Formar especialistas em avaliação, planejamento, implantação de projetos em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces da saúde, da educação, da comunicação e do social.
  • Embasar a atuação arteterapêutica em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano, qualquer que seja o nível de desenvolvimento em que se encontre.

Coordenação

Profª Otília Rosângela Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diretora do Integrarte - Centro de Atividades. Psicóloga - CRP 16183/4ª. Pós-graduada em reabilitação em geriatria e gerontologia. Pós-graduada em neuropsicologia. Mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre em Teologia. Membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arteterapeutas. Ex-presidente da diretoria da União Brasileira de Associações de Arteterapia. Autora do livro “Longevidade com criatividade - arteterapia com idosos”. Organizadora do livro “Criatividade e Envelhecimento - Ressignificação da Vida”. Ex-presidente e membro fundador da Associação Mineira de Arteterapia. Foi Diretora Geral e de Atenção à Saúde do Hospital Espírita André Luiz, durante 8 anos.

Público-alvo

Profissionais com terceiro grau e estudantes do último ano, das áreas de saúde, humanas, educação, artes e outras.

Duração do curso

18 meses + encontro de encerramento para apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Vagas

50 vagas.
A Faculdade Vicentina reserva-se o direito de não abrir turma, caso não seja atingido o número mínimo de 30 alunos.

Início do curso

2 de fevereiro de 2019.

Cronograma

Turma 2018

17 e 18 de agosto
21 e 22 de setembro
19 e 20 de outubro
23 e 24 de novembro
14 e 25 de dezembro

Turma 2019

As datas de aula serão divulgadas em breve.

Local do curso

Faculdade Vicentina (Av. Jaime Reis, 531A) - São Francisco - Curitiba (PR).

Investimento

Inscrição: R$ 300,00

Opção 1 – 20 parcelas de 332,00*.
Opção 2 – 22 parcelas de 310,00*.
Opção 3 – 24 parcelas de 292,00*.

Todos os alunos ganham um kit de arte, com os materiais que serão utilizados nas atividades práticas da pós-graduação.

*Alunos que realizarem o pagamento até o dia 5 de cada mês ganham 5% de desconto.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelo telefone: (41) 99697-5313. Os documentos necessários serão solicitados via email e poderão ser enviados pelo correio.

Corpo docente

Entre outros professores de todo o Brasil, compõem o corpo docente do curso:

Ms. Otília Rosângela da Silva de Souza
Ms. Karen Rosângela Silva de Souza Saviotti
Dr. Celso Luiz Falaschi
Ms. Elisabete Beltrame
Ms. Fabíola Gaspar
Prof. Maria Antonia de Souza Jácome
Prof. Rodolfo Berg
Ms. Rogéria Rodrigues Figueiredo
Dra. Lecy Rodrigues Moreira
Ms. Fabíola Gaspar
Ms. Sandro Leite

Clique aqui e faça sua inscrição.