Painel temático aborda a relação entre Religiões, Educação e Sociedade na atualidade

Painel Temático 2Na noite da última quinta-feira, 2 de maio de 2019, o auditório da Faculdade Vicentina sediou um painel temático sobre Religiões, Educação e Sociedade – uma iniciativa da FAVI, da Educação Vicentina - Província de Curitiba e do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NEIR - PUCPR).

Na abertura do encontro, Pe. Ilson Luís Hübner, diretor geral da FAVI, destacou a importância do diálogo: “Nós, como vicentinos, temos que contribuir para a formação de novas gerações capazes de dialogar e conviver com o diferente”.

Dr. Joachim Andrade (doutor em ciência da religião e integrante do corpo docente da FAVI) e Dr. Rudolf von Sinner (doutor em teologia e professor da PUCPR) foram os painelistas da noite – com a mediação da Ir. Raquel de Fátima Colet (NEIR-PUCPR/EV) e do Dr. Flávio Fernando de Souza (NEIR-PUCPR/EV).

Em sua fala, professor Joachim explanou sobre diferentes tradições religiosas, a percepção do outro e o papel educativo da dimensão de inteligência emocional.

Professor Rudolf apresentou uma análise crítica da presença das religiões no espaço público e ressaltou a importância de uma postura acolhedora em relação ao diferente, sem exclusão de quem não compartilha das mesmas bases de fé.

Com perguntas de participantes que estavam assistindo ao painel, os convidados refletiram também sobre os desafios na área da educação e caminhos para o ensino religioso nas escolas, bem como seu potencial de contribuição no fortalecimento do respeito à pluralidade intrínseca aos dias atuais.

Painel Temático 3“Podemos assumir uma postura de dever de conviver com outro, com o diferente. Ou podemos reconhecer a graça de conviver e aprender com o outro. A nossa fé é uma fé dialógica. Nenhuma experiência inibe ou supera a outra”, concluiu Ir. Raquel.

Ao final da atividade, Pe. Joachim, que tem origem indiana, convidou a todos a participarem de uma experiência cultural e espiritual, por meio de uma dança circular sagrada.

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