No mês de junho, os professores e funcionários da Faculdade Vicentina participaram de um treinamento sobre o Moodle, um software de apoio à aprendizagem que permite a organização de ambientes virtuais para dar suporte a cursos de educação à distância, bem como presenciais.

O Moodle facilita o compartilhamento de materiais entre professores e alunos, assim como a realização de atividades avaliativas, principalmente no contexto atual de distanciamento social. A ferramenta já está sendo utilizada pela FAVI, para melhorar a experiência das aulas remotas.

O treinamento foi ministrado por Paulo Frank Silva, profissional experiente da área de tecnologia de informação, em três aulas – nos dias 2, 4 e 9 de junho.

Adaptação e possibilidades de crescimento

A formação recebida pelo corpo docente faz parte do processo de adaptação à nova modalidade de aula adotada durante o período de pandemia. E também da preparação da instituição para novas formas de trabalho, ampliando as possibilidades para o futuro.

"O curso, especialmente neste momento, serviu para abrir as portas da Faculdade ao impacto crescente da revolução digital. É assim que o processo acadêmico e de ensino-aprendizagem conseguem acompanhar as ferramentas e os recursos tecnológicos, romper as fronteiras do contato e revolucionar os métodos de investigação. Ao mesmo tempo, o curso possibilitou um aprofundamento na ressignificação das práticas de ensino e, por que não, na parcela de responsabilidade e de autonomia que será destinada aos estudantes", observa o professor Léo Peruzzo, que integra o corpo docente da graduação em Filosofia e participou do treinamento conectado diretamente da Itália, onde está vivendo atualmente, por motivos de estudo. 

"Agradeço imensamente à FAVI por fazer parte deste grupo e, em especial, sua direção que oportuniza um ambiente acadêmico responsável por fortalecer a nossa formação e os laços de fraternidade entre docentes, corpo técnico e estudantes", destaca Léo.